O Governo de Criciúma está implantando um novo sistema na prefeitura. Desenvolvido pela Aprova Digital, visa reduzir o tempo de tramitação de processos e atendimento ao público, eliminar a utilização de papel, dar maior transparência e produtividade nos serviços, além de diminuir a burocratização.

Os servidores já receberam treinamentos para ministrar o programa, e na próxima semana deve ser divulgado e iniciado os três primeiros serviços que poderão ser realizados totalmente de maneira digital pela comunidade. A expectativa do governo municipal é, em breve, disponibilizar, de maneira on-line e mais rápida, uma série de processos; entre eles, a aprovação de obras e de alvarás.

“Há muito tempo nós buscávamos entregar serviços de maneira ainda mais ágil, fácil e transparente. Então, no final do ano passado abrimos um processo licitatório e contratamos a solução Aprova Digital, que ajuda prefeituras do Brasil todo na desburocratização dos serviços, para nos auxiliar nisso”, comentou o secretário do Comitê Gestor da Prefeitura de Criciúma, Vagner Espíndola Rodrigues.

Segundo o diretor da Tecnologia de Informação (TI), Tiago Ferro Pavan, a iniciativa também vai garantir uma visão mais criteriosa dos serviços e uma administração ainda mais eficaz. “A principal vantagem é os processos automatizados, podendo torná-los mais transparentes e manter um controle rígido sobre eles, além de indicadores para uma gestão mais eficiente e assinatura digital com validação por meio do QR Code para evitar fraudes”.

Reunião

Na tarde da última sexta-feia (12), representantes do governo municipal e da Aprova Digital se reuniram para alinhar e discutir o processo de implantação do projeto, que pretende informatizar e tornar mais rápido a aprovação de obras e de loteamentos e de alvarás automáticos, de execução, de obras, de reforma e de demolição.

Colaboração: Richard Vieira / Decom