O maior concurso de cervejas da América Latina e um dos maiores do mundo estará com inscrições abertas a partir de hoje (17 de novembro). A nona edição do Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) será realizada nos dias 6, 7 e 8 de março de 2021, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).

Develon da Rocha, presidente da Ablutec, associação organizadora do evento, lembra que a edição de 2020 foi o último concurso nacional de cerveja realizado antes do isolamento social por conta do novo coronavírus. Participaram 634 marcas, com 3.284 amostras inscritas. E a edição de 2021 vai reabrir o calendário do setor no cenário de pós-pandemia, atendendo todas as exigências sanitárias necessárias para garantir a segurança dos profissionais e jurados do evento.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.cbc2021.com.br. O regulamento também está disponível no mesmo endereço. E como incentivo para a retomada econômica no cenário de pós-pandemia, o primeiro lote de inscrições terá o preço promocional de R$ 195 por amostra até o dia 15 de dezembro de 2020. O segundo e último lote vai até o dia 20 de janeiro de 2021, com o valor de R$ 295 por amostra. Não haverá prorrogação.  Além da premiação, que confere aos vencedores um diferencial estratégico junto ao mercado e aos consumidores, as avaliações e comentários dos juízes ficam disponíveis para que os inscritos possam melhorar os seus processos produtivos. O intuito é que o Concurso Brasileiro de Cervejas apoie uma evolução continuada dos produtos brasileiros.

O evento é uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec) com a coordenação técnica da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). “O mercado cervejeiro evolui ano a ano e queremos que o Concurso caminhe na mesma direção, é importante escutar os profissionais envolvidos para que possamos buscar as constantes melhorias e evolução do evento”, destaca Fernanda Bressiani, coordenadora técnica do CBC pela ESCM.

Outra novidade da edição de 2021 é a renovação de 40% do conselho consultivo criado para a organização, buscando aumentar a representatividade do grupo, abrindo mais espaços para mulheres, negros e representantes da comunidade LGBT+. Entre outras ações, o grupo de 27 conselheiros é responsável pela definição dos jurados do concurso além de discussão do regulamento, como forma de dialogar com as cervejarias de forma mais aberta e inclusiva. O concurso ocorre em conjunto ao Festival Brasileiro da Cerveja e a Feira Brasileira da Cerveja. O festival, aberto ao público, reúne mais de mil produtos, em uma verdadeira imersão no universo da cerveja artesanal brasileira. A feira é voltada exclusivamente para profissionais e reúne empresas nacionais e internacionais que produzem insumos, produtos, serviços e tecnologia para o setor.

Colaboração: Alexandre Lenzi / Jornalista palavra.com.br

Da Redação