ORIGEM

A Cresol é uma Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária, que surgiu em 1996 no sudoeste do Paraná(Francisco Beltrão), devido as dificuldades dos Agricultores Familiares em acessar o crédito e as políticas nos bancos, então se reuniram e construíram sua própria Cooperativa de Crédito, administradas até hoje pelos próprios agricultores.

A Cresol Central SC/RS surgiu em 2004. Com o passar do tempo mais pessoas  passamos a atender diversos públicos. E atualmente já atendemos também as Pessoas Jurídicas. Para isso o nome esta mudando para Cooperativa de Crédito e Economia Solidária, Treze de Maio estará mudando no Estatuto Social em sua próxima assembléia.

ATUAÇÃO

Atualmente existe 3 Centrais: Nós somos ligados a Cresol Central SC/RS. Somos 30 cooperativas, 117 Postos de Atendimento e 5 Postos de Atendimentos. Mais de 1.000 funcionários em mais de 500 municípios. Cada cooperativa tem sua Área de Abrangência: Percente a área de Treze de Maio também as cidades de Pedras Grandes, Cocal do Sul, Siderópolis, Forquilhinha, Treviso e Urussanga.

 A Cresol Central em parceria com o BNDES, no Projeto de Desenvolvimento de Microfinanças e inclusão produtiva para o combate a extrema pobreza rural, em 2014 abriu novas 8 cooperativas no nordeste brasileiro(Bahia, Pernambuco)

Treze de Maio até 2007 também era Posto de Atendimento de Jaguaruna. A partir de 04/2008 se tornou oficialmente uma sede própria.

 

ALGUNS DADOS

– 3.300 associados, sendo 1.100 em Treviso.

– Treze de Maio tem 12 funcionárias(os), 4 em Treviso

– Pronaf Investimento esta em 7.400.000,00

– Pronaf Custeio esta em mais de 1.300.000,00

– Linha de Pronaf Investimento com taxa de 2,7%(estufas, cultivo protegido, resfriadores, ordenhas)

– Linha com taxa de 4,0%(trator, máquinas, equipamentos, galpão, habitação, entre outros)

PORQUE URUSSANGA?

– Nós temos um compromisso estatutário que é a expansão. Levar a Cresol para mais cidades e Urussanga faz parte de nossa área de abrangência.

– Urussanga é uma cidade com cerca de 20.000 habitantes

– Quase a metade da população é rural

– Povo hospitaleiro

– Queremos que o povo Urussanguense conheça mais sobre o cooperativismo, especialmente o de crédito.

– Aqui  o cooperado é dono.

– As sobras do final de cada exercício fica a disposição da assembléia e todos os anos é dividido entre os cooperados, primeiramente se destina os parte aos fundos obrigatórios. Na Cresol cada pessoa tem direito a 1 voto, independente do saldo em conta.

– Queremos construir parcerias com revendas, materiais de construção, madeireiras, comércio, epagri, sindicatos, cooperativas, escolas, até mesmo com a prefeitura pra levar nosso trabalho ao maior número de pessoas.

 

VAGA DE EMPREGO

-Já temos mais de 30 currículos em nossas mãos.

– Estaremos contratando 2 funcionários(as)

– Treinamento em Treze de Maio, de 2 a 3 meses

– Residir na cidade de Urussanga( valorizar  a cidade)

– Tem que ter Carteira de Motorista e saber dirigir, devido a treinamentos, independência

– previsão de abertura 15/01/2020

 

PRODUTOS E SERVIÇOS:

-Atualmente temos praticamente tudo o que um banco possui, porém com uma grande diferença, somos cooperativa.

-Só cobramos o necessário para nos manter, sem exploração com altas taxas de juros.

– Podemos dizer que não temos manutenção de contas.

 

A redação