A infecção percebida pelo corpo humano acometido pelo novo coronavírus (sars-cov-2) pode se apresentar em diversos graus: leve, moderado e grave. Por isso, os pacientes que vencem a batalha contra a COVID-19, principalmente os que alcançaram o grau mais grave da doença, podem apresentar alterações pulmonares, cardíacas e musculoesqueléticas; além dos efeitos psicológicos. Assim, após a fase ativa da doença e alta hospitalar, alguns sintomas podem persistir, dentre eles, cansaço, falta de ar e fraqueza muscular.

Segundo a secretária de Saúde de Urussanga, a Enfermeira Ingrid Zanellato, fatores de risco acabam ajudando a covid-19 a provocar muitos danos no organismo e prolongar a necessidade do atendimento do paciente na reabilitação. “A reparação cardiopulmonar e musculoesquelética é a única forma de diminuir os danos e reaver a capacidade individual. Após a cura da covid, o paciente deve continuar com a reabilitação, que pode durar cerca de seis meses, até um ano”, explica.

Neste contexto a Administração Municipal, por meio da secretaria de Saúde e após reunião com o Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID, faz os encaminhamentos para o projeto de reabilitação cardiopulmonar e muscoesqueletico pós Covid-19. “Nossa preocupação com a recuperação total das pessoas que tiveram os sistemas cardiopulmonares e musculoesqueléticos afetados é bastante grande. Com a implantação deste centro de reabilitação poderemos proporcionar uma melhora do quadro geral dos acometidos”, ressalta Ingrid.

A proposta vai contar com atendimento de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, médico, educador físico, nutricionista. A estrutura física utilizada será a sala de reuniões da ESF Antônio Gonzaga Nunes, bairro da Estação e os equipamentos (Esteira Ergométrica, Bicicleta Ergometrica, Jogo de tatame, Espaldar, Jogos de pesos, Jogos de banda elástica completo, Bolas suíças, Jogos de caneleira, Estetoscopio, Esfigmomanometro, Oximetros e Bebedouro) serão adquiridos via licitação.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Urussanga