No intuito de descentralizar a procura de casos relacionados ao Coronavírus, a Secretaria de Saúde de Criciúma adotou uma nova medida referente aos atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os locais estão atendendo pacientes com suspeita de Covid-19 e realizando o monitoramento de casos por região.

De acordo com o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, a medida foi tomada para diminuir a circulação de pessoas em locais que antes eram procurados, como os Centros de Triagem. “Precisamos evitar ao máximo a aglomeração de pessoas nesses locais. Temos trabalhado muito com toda a equipe para tomar decisões acertadas no combate ao Coronavírus”, destaca.

O responsável pela pasta reforça ainda a recomendação para que todas as procuras relacionadas à Atenção Básica sejam feitas por telefone, para realizar o agendamento de consulta. “Nossas estruturas e profissionais estão preparados para esse tipo de atendimento. É um momento difícil, por isso temos que contar também com o apoio da população”, frisa Casagrande.

A Secretaria de Saúde ainda disponibilizou cinco mil testes rápidos às UBS, que são feitos conforme recomendação do profissional médico ou de enfermagem, seguindo protocolos.

 

Testes RT-PCR agendados nas UBSs

Outra novidade relacionada à pasta da Saúde é a realização de testes RT-PCR no Centro de Triagem na Unidade 24h do bairro Boa Vista. Porém, a realização deve ser mediante indicação e agendamento de profissionais médicos ou de enfermagem das UBSs.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Criciúma