A parceria que iniciou em 2019 entre a Administração Municipal de Urussanga, por meio da Secretaria de Assistência Social; empresa Ceusa Revestimentos Cerâmicos; Associação Beneficente ABADEUS e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, proporcionou para 84 jovens urussanguenses a formação no Programa Jovens Talentos Empreendedores e que já inseriu 14 deles no mercado de trabalho, como aprendizes.
Ontem, 12 destes jovens da cidade receberam o diploma, em formatura on-line. “Formamos, com esta parceria, mais jovens que mesmo em meio a esse período de pandemia, em um esforço coletivo, realizaram as aulas de forma online e, agora, celebram esta conquista. Parabéns a todos os envolvidos”, ressalta a secretária de Assistência Social de Urussanga, Janea Possamai. Wagner Zaccaron, Gerente de RH da Ceusa, representou a empresa no cerimonial online.
Segundo Shirlei Monteiro, Diretora Executiva da ABADEUS, pensando na inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho em julho de 2011 a ABADEUS iniciou o Programa Jovem Aprendiz. “Ao longo desses nove anos, mais de 2.500 adolescentes e jovens foram inseridos no mercado de trabalho, pois esta é a nossa missão: acolher e transformar gerações à construção de um mundo de paz, liberdade, justiça social e sustentabilidade”, destaca acrescentando que em 2016 foi criado o programa Jovens Talentos Empreendedores com a proposta “de capacitar os jovens para os novos desafios profissionais do século XXI”.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Urussanga, Daniela da Silva, declara que no Município, o programa tem como objetivo “oportunizar a adolescentes oficinas de empreendedorismo com foco motivacional e coaching colaborando para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, visando a sua inserção no mercado de trabalho. Mais uma importante ferramenta nesta caminhada”.
“Um mês após concluir o curso eu já estava trabalhando como Jovem Aprendiz. O curso é importante, pois me trouxe oportunidades e acrescentou muito no meu currículo. Estas parcerias são importantes por que é difícil algumas empresas contratarem pessoas tão jovens como eu e os demais que participam dos cursos”, avaliou a jovem Vivian Cypriano Alves que comemora sua colocação no mercado.
Retirada do Certificado
De acordo com a coordenadora do Programa no Município, Cinthia Bianco, os certificados destes 12 formados estarão disponíveis para retirada no CRAS, a partir desta quarta-feira (29), das 08h30 às 11h30 e das 13h às 17h. “Lembrando que para essa entrega, estamos tomando todos os cuidados exigidos em razão da pandemia e seguindo todos os protocolos de prevenção. O aluno e o seu responsável deverão ir até o CRAS com máscara”, assinala.
Nova turma
A inscrição para a nova turma que encerrou na última segunda-feira, dia 27, foi prorrogada. Assim, os interessados tem até o dia 17 de julho para fazer parte da formação de carreira que contará com carga horária de 60h, com aulas duas vezes por semana de maneira EaD de forma online, no período vespertino.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Urussanga