A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Urussanga volta a realizar as Missas e Celebrações da Palavra, presencialmente. De acordo com o pároco, Padre Daniel Pagani, voltam a acontecer as missas com os fiéis, na Igreja Matriz N.S da Conceição, no centro da cidade, aos fins de semana. Na Matriz o horário será nos sábados, às 19h e aos domingos, às 08h e às 18h30min. Na Igreja Nossa Senhora Aparecida do Bairro da Estação (Nova Área Pastoral), a missa será realizada no Sábado, às 18h.

Para participar das celebrações, os fiéis devem “retirar a sua senha”, na Secretaria Paroquial durante o expediente paroquial, de segunda à sexta, das 08h às 11h30min, e das 13h às 18h. Serão distribuídas 50 senhas para a missa na Igreja Matriz e 35 senhas para as missas na Igreja do Bairro da Estação. De acordo com o comunicado da paróquia, não haverá distribuição de senhas nos finais de semana e nem na porta da Igreja.

Missa durante a semana:

As missas celebradas, de segunda-feira às sextas-feiras, serão realizadas, no estúdio da Rádio Marconi, das 18h30min às 19h, como já é hábito, desde o dia 17 de março de 2020. As pessoas poderão acompanhar pela sintonia FM 99.9 e ainda nas plataformas digitais, aquí neste site no link ao vivo, pelo Facebook “Rádio Fundação Marconi”, pelo Facebook “Paróquia Nossa Senhora da Conceição Urussanga” e no Instagram @pascomurussanga.

Regras:

É obrigatório usar máscara para entrar na Igreja e também é necessário higienizar as mãos com álcool 70%. Os fiéis acima de 60 anos, crianças menores de 12 anos, do grupo de risco, gripados, resfriados, com febre, com suspeita da COVID-19 são orientados que permaneçam em casa e acompanhem a Santa Missa pelas transmissões que continuarão a serem feitas pela Rádio Marconi 99.9 FM, Facebook “Paróquia Nossa Senhora da Conceição Urussanga” e no Instagram @pascomurussanga.

É recomendável que os fiéis, antes de receberem a Comunhão, higienizem as suas mãos com álcool.  Na procissão para receber a comunhão, os fiéis sejam convidados pouco a pouco a se colocarem no corredor, respeitando as marcações no piso para garantir o distanciamento de um metro e meio entre os fiéis. Diante do padre ou ministro extraordinário da sagrada comunhão, após receberem a Comunhão em suas mãos (nunca na boca), os fiéis devem ir até próximo ao seu lugar, retirem momentaneamente suas máscaras pelo elástico, comunguem e retornem aos seus lugares.

Na Igreja serão sinalizados os locais onde os fiéis poderão se acomodar, respeitando o distanciamento mínimo de um metro e meio. A Igreja será higienizada antes e após cada celebração. A entrada na Igreja será realizada pela Porta Principal. Para oferta da missa e a oferta do Dízimo no envelope, depositar no coração que estará próximo da porta principal.

Nas comunidades:

A partir desta data, as comunidades também poderão realizar a Celebração da Palavra, seguindo todas as orientações citadas acima, adaptando ao seu espaço celebrativo. Continuam suspensas todas as demais atividades.

Corpus Christi:

A Celebração de Corpus Christi (sem a confecção de tapetes) será realizadas seguindo as mesmas orientações das missas, nos seguintes horários: Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, às 08h e 15h; na Igreja Nossa Senhora Aparecida do Bairro da Estação, às 08h.Depois da Missa das 08h, os padres passarão com o Santíssimo Sacramento em todas as comunidades (em carro fechado, seguindo o mesmo trajeto do Domingo de Ramos), parando apenas na Igreja para dar a Benção. A comunidade deverá deixar o altar preparado para expor o Santíssimo com o corporal e velas. Será permitido no máximo 10 pessoas para estarem na Igreja nesse momento. Depois da Missa das 15h na Igreja Matriz, haverá carreata até a Igreja do Bairro da Estação, passando pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição e pelo Posto de Saúde.

A Paróquia de Urussanga pede ainda que os fiéis que puderem fazer doações de alimentos e roupas, levem na Igreja neste dia.

Confira abaixo a nota na íntegra: