O projeto cinematográfico “Urussanga Centenária”, apoiada pela Prefeitura Municipal de Urussanga, sob a gestão de Gustavo Cancellier, é um documentário em HD, com 1h de duração, sobre os 100 anos da cidade de Urussanga, comemorados em 1978.

A estrutura do filme conta com depoimentos atuais mesclados com imagens do evento, filmadas em Super8, por Antônio Carlos Reis Couto, que possui um extenso e rico material da época. São diversos rolos de filme que foram telecinados e digitalizados em 2014, nos Estados Unidos.

Sinopse:

Urussanga Centenária é um documentário sobre o centenário da cidade de Urussanga, celebrado em 1978. Com imagens inéditas filmadas em Super8 por Antônio Carlos Reis Couto, a narrativa atual traz depoimentos de como foram os acontecimentos e festividades da época.

Proposta:

A proposta do cineasta Yves Goulart foi fazer entrevistas com as pessoas que fizeram parte do Centenário e foram filmadas na época. Os entrevistados ainda possuem lembranças físicas, como chaveiros, camisetas, adesivos e recortes de jornais, assim como lembranças emotivas, com diversos relatos sobre essa grande comemoração.

Compartilhar com o público urussanguense e catarinense o documentário sobre o Centenário é deixar viva essa história. Esse registro inédito e de qualidade de imagens e vozes fará parte de um produto cultural. O documentário está disponível ao público desde 20 de maio de 2020, pela plataforma digital VIMEO.

Durante o Programa Ponto de Encontro desta terça-feira (26), o urussanguense Antonio Carlos Reis Couto e o cineasta Yves Goulart participaram ao vivo do Programa e aproveitaram o espaço para fazer o lançamento do material.

Ouça a entrevista completa: 

 

A redação