“O Uber criou uma das maiores empresas de transporte no mundo sem ter um carro no estoque. O Airbnb é uma das maiores redes de hospedagem e nunca construiu um hotel. A Netflix tirou os clientes das locadoras de vídeo e até dos cinemas sem precisar construir nenhum produto físico.” (Meu Emprego Sumiu!, pág. 31).

O impacto que mudanças como essas causam no mercado de trabalho são tema da obra “Meu Emprego Sumiu!”, escrita por Fernando Barra, especialista há 25 anos em tecnologia e inovação. Membro da equipe da International Business Machines Corporation (IBM), o escritor ensina como o profissional de hoje pode se preparar e se destacar futuramente, mesmo sem dominar as novas tecnologias.

Um dos pontos de partida da obra é a desassociação do trabalho e emprego. Com a construção do texto no tom de diálogo, Fernando explica que, no início dos tempos, o trabalho era a luta constante pela sobrevivência. A ideia de emprego veio com a Revolução Industrial: o movimento mudou as formas e os valores do trabalho e impôs a necessidade de organizá-lo.

Ouça o áudio com mais informações:

      

 

“As mudanças que estão ocorrendo graças à tecnologia e a revolução digital modificam as relações econômicas entre empresas e empregados. Novas tecnologias estão permitindo criar novos modelos de produção e prestação de serviços que extrapolam a relação já conhecida entre empregado e empregador. O fim do emprego é iminente!” (Meu Emprego Sumiu”, pág. 16).

Nos 18 tópicos em que o livro é dividido, o especialista apresenta a crescente evolução e mudança do mercado de trabalho até uma realidade que, por enquanto, é apenas projetada. “A era pós-emprego tem a ver com recuperar nossa humanidade e liberdade, no sentido mais profundo dessas palavras. Será criativo e significativo, profundamente emocional e intelectual e não apenas técnico, como montar engrenagens”, explica.

Meu Emprego Sumiu! é indicação de leitura para quem se sente perdido no que faz ou não vê futuro na profissão. Independentemente da área de atuação, a obra é indicada ao leitor que busca compreender as mudanças tecnológicas e o impacto de toda a transformação no mercado trabalho, seja para encontrar oportunidades ou se adaptar à uma nova realidade.

Colaboração: Gabriela Kugelmeier / Assessoria de Comunicação