Após denúncia, Fundai e Polícia Ambiental resgatam 21 pássaros silvestres

Aves resgatadas eram das espécies Tico-tico, Trinca-ferro e Coleirinho

13
Foto: Divulgação

Em Içara, após denúncia, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai), e a Polícia Ambiental resgataram 21 pássaros silvestres nos bairros Poço Oito e Rio dos Anjos. A ação ocorreu ontem, quarta-feira. Foram resgatados aves das espécies Trinca-ferro, Tico-tico e Coleirinho.

De acordo com o fiscal ambiental da Fundai, Múcio Bratti Junior, entre as 21 aves, 19 já foram reintroduzidas ao meio ambiente e duas passarão por reabilitação, para posterior soltura. “A ave regularizada tem que possuir anilha e registro junto ao Ibama, só anilha não garante a regularidade do animal. Além disso, também é comum encontrar aves com anilhas falsas. Não é possível regularizar animais capturados na natureza, a pessoa que quer ter uma ave precisa adquirir de criadores regularizados e fazer o cadastro junto ao Ibama”, esclareceu o fiscal ambiental.

Vale ressaltar que a entrega de pássaros de forma espontânea na Fundai evita penalizações. “Quem possuir algum pássaro silvestre em casa, de maneira irregular, e entregar de forma de espontânea na Fundação, não terá aplicação de nenhuma multa”, explicou a diretora superintendente da Fundai, Taynan Toretti.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara/ Jornalista: Tânia Giusti