Passeios de trem trazem o resgate da tradição em Urussanga

A ação contou com a participação de 400 participantes que passearam de trem

590
Foto: Henry Goulart

Com o objetivo de promover um resgate das tradições e da cultura vivenciada há tempos pelos moradores da região, neste final de semana foi realizado em Urussanga dois projetos que trouxeram de volta as lembranças e recordações aos participantes. No sábado e domingo, a Administração Municipal em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão proporcionaram que mais de 400 interessados participassem de passeios de trem. Com saída da estação ferroviária de Urussanga e retorno ao mesmo local, passando pela Esplanada, o público pode relembrar histórias e vivenciar a tradição vivida pelas outras gerações. Além disso, também foi realizada a primeira edição do “Mercatino di Natale” em parceria com as associações culturais do município. Inspirada em uma tradição italiana, a proposta uniu artesãos e empreendedores criativos para valorização e comercialização de produtos exclusivos da cidade.

“Os passeios de Trem, tendo Urussanga como destino, representam o retorno de uma parceria entre a municipalidade e o Museu Ferroviário de Tubarão, que criam um produto turístico de grande relevância para Urussanga e região, atraindo pessoas dos mais diversos lugares para desfrutarem desta experiência e do que o município tem a oferecer”, explica o diretor de turismo de Urussanga, Sergio Luiz Maccari Junior.

Os passeios foram realizados no sábado e domingo e contaram com a participação de um cantor e um gaiteiro dentro dos vagões, além de personagens que retrataram os trajes típicos dos imigrantes italianos. Na chegada, os visitantes também foram recepcionados recebendo uma taça de vinho Goethe e acolhidos pelas canções italianas da Orquestra Municipal de Urussanga. A intenção é elaborar uma programação para 2020, com diversos passeios ao longo do ano.

Primeira edição do “Mercatino di Natale” é atração para os turistas

 No domingo, das 10h às 13h, as associações culturais de Urussanga, Trevisani Nel Mondo e Bellunesi Nel Mondo, em parceria com a Administração Municipal por meio da Diretoria de Cultura e Turismo do município, promovem a primeira edição do “Mercatino di Natale”, realizado na estação ferroviária do município. A ação contou com 19 expositores e ocorreu paralelamente a chegada do passeio de trem. Itens como alimentos e bebidas, objetos, utensílios, acessórios, e até os tradicionais enfeites e itens de decoração natalinos, utilizando materiais como tecidos, madeira, cerâmica, vidro, plantas, entre outros, foram comercializados.

“Esta ação possibilita a inclusão de diversos outros atores do segmento turístico, como foi o caso das associações culturais e dos produtores artesanais, que se organizaram, brilhantemente, para promover o Mercatino di Natale, e apresentar uma diversidade incrível de lembranças, que puderam ser adquiridas pelos visitantes”, enaltece Maccari.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Urussanga/ Jornalista Jéssica Pereira