Curso para capacitação dos produtores de uva é realizado em Urussanga

Iniciativa faz parte do projeto da Administração Municipal que prevê o estímulo ao plantio da uva e o consequente crescimento na fabricação do vinho no município

92

 A Administração Municipal de Urussanga, por meio da Secretaria de Educação do município, realizou na noite desta quarta-feira, dia 6, o segundo curso gratuito para capacitação dos produtores de uva promovido em parceria com o IFSC de Urupema. O curso de “Boas Práticas de Vinificação em Branco” faz parte do projeto que visa garantir a qualificação dos profissionais e produtores que atuam ou pretendem atuar na implantação de novas áreas destinadas ao cultivo da videira e viticultura, em Urussanga.

O curso destinou-se especialmente a empresários, produtores, viticultores e entusiastas dos vinhos produzidos na região do “Vales da uva Goethe”, além dos interessados em aprofundar os conhecimentos sobre o processamento de uvas brancas para produção de vinhos de qualidade. A aula teve duração de três horas totais, seguindo o seguinte cronograma: aula expositiva e dialogada sobre boas práticas vitícolas e vinícolas, operações pré-fermentativas, fermentação e operações pós-fermentativas de vinhos brancos, fechamento e avaliação do curso.

 Ao final, os participantes interagiram com os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, que realizaram pequenas demonstrações dos processos de vinificação em branco. O curso foi desenvolvido pelos discentes e docentes do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do IFSC de Urupema e, em Urussanga, foi ministrado pela professora da área de enologia, Carolina Panceri.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Urussanga/ Jornalista Jéssica Pereira