Alunos urussanguenses são premiados no 1° Concurso Cultural Hedi Damian

Ao todo, 24 alunos foram premiados através de histórias produzidas por alunos das escolas municipais de Urussanga em conjunto com alunos das escolas de Longarone, na Itália

107
Foto: Comunicação Urussanga

A noite de terça-feira, dia 5, foi especial para 24 estudantes das escolas municipais de Urussanga. Eles foram os premiados do Concurso Hedi Damian. Uma iniciativa que faz parte do projeto “Somos Sujeitos Históricos: nossa história, nossa gente – Intercâmbio Cultural”, idealizado pela professora Liz Regina Zapelini De Bona, e que promove o intercâmbio de cartas e a participação das crianças e jovens. Por meio do projeto, há a preservação da identidade cultural de Urussanga e o fortalecimento dos laços de amizade com Longarone, enaltecendo assim, a vivência do Gemellaggio.

“O 1º concurso ‘Hedi Damian’ que teve como tema: L’emigrazione Italiana E Bellunese Nel Mondo, teve sua primeira edição em Longarone, na Itália, realizado pela Associação Bellunese Nel Mondo. Este ano, para a 10ª edição do concurso, quatro escolas e seus alunos participaram, o Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida, a Escola Municipal Vereador Rosalino De Nez, a Escola Municipal Professor Ernesto César Mariot e a Escola Municipal Núcleo Rio Caeté”, explica a professora responsável pelo projeto, Liz Regina Zapelini De Bona.

Para o concurso deste ano, foram enviados a Longarone 54 trabalhos. “Recebemos dos alunos, com a colaboração das professoras de língua italiana, Mirela e Jussara, belos textos que retrataram histórias de alegrias, curiosidades, costumes, tristezas, histórias de vida de nonnos e nonnas. Confesso que ao fazer a leitura e revisão ortográfica de cada trabalho, alguns me fizeram chorar, outros me levaram até minha infância junto de minha nonna Emília, lembranças das muitas histórias que ela contava e recontava sobre a imigração italiana”, enaltece Liz.

 

Relação dos alunos premiados:

Kelli Costa

Marina Baesso

Isis Morais

Arthur Leandro Martins

Vytória Ferrarez

Alice Albonico

Arthur Cechinel Rosseti

Letícia José

Bryan Ronsoni Silva

Ryan Ronsoni Silva

Vitória Barbosa Saturno

Heloise Cambruzzi Jaroszeyski

Antônio Esmeraldino Cancellier

Gianlucca Feltrin

Laiza Scarpari Bittencourt

Yasmin Lupp Marangoni

Isabelly Menegasso

Estela Mazzucco de Rezende

Laura Della Bruna

Eloisa Luciano

Stefany Bonetti

Letícia Schug Mazzucco

Bianca De Lorenzi

Vitória Duarte Dias

 

 

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Urussanga/ Jornalista Paulo Fernandes