Estudantes de Criciúma vencem torneio de robótica SESI/ SENAI

Competição integrou programação do Universo #VemFazer SESI/ SENAI que as entidades da FIESC realizaram em Jaraguá do Sul

105
Foto: Divulgação

Estudantes de Criciúma venceram o primeiro Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI, considerado preparatório para o First LEGO League (FLL), que ocorre nos dias 7 e 8 de fevereiro. As premiações foram anunciadas neste sábado (26) no encerramento do Universo #VemFazer SESI SENAI, realizado em Jaraguá do Sul. Cerca de 20 mil pessoas passaram pelas unidades nos três dias do evento que contou com o apoio de 300 voluntários.

A Carvoeiros Robots desenvolveu projeto de pesquisa que visa identificar alternativas para a pintura das faixas de pedestres, pois a falta de manutenção da tinta dessas áreas potencializa a ocorrência de acidentes. “Pesquisamos e descobrimos que nos Estados Unidos se usa concreto pigmentado que tem durabilidade de 7 a 10 anos, enquanto que a tinta dura seis meses”, conta a estudante Ana Julia Caciotori que integra a equipe.

No encontro, o vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, destacou a estrutura de Jaraguá do Sul para a oferta de serviços de educação. “Empresas nos ajudaram a construir espaços criativos para que os nossos alunos pudessem estudar. Somos prova de que a integração entre academia e indústria trazem frutos relevantes para a sociedade”, afirmou.

“O evento de Jaraguá do Sul, pela temática de mobilidade, sustentabilidade e criação de cidades mais sustentáveis, deixa um legado histórico. É o primeiro evento de integração completa de SESI e SENAI, do quanto as entidades podem fazer pelas nossas comunidades”, frisou o diretor de educação SESI SENAI, Claudemir Bonatto. Durante o Universo #VemFazer, o diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, reforçou como se trata também de uma oportunidade para a formação das novas gerações para o mercado de trabalho. “Estamos focados no desenvolvimento dos jovens e na preparação deles para as novas tecnologias e profissões do futuro”, ressaltou.

O gerente-executivo de SESI SENAI em Jaraguá do Sul, Jefferson Galdino lembrou que o evento apresentou aos visitantes diversas possibilidades de carreiras profissionais. “Trouxemos o que há de melhor em termos de tecnologia e inovação para a educação, uma educação que é de excelência, inovadora e acessível. Por isso, oportunizamos a mais de 6,5 mil alunos conferir de perto as tecnologias que trouxemos”, destacou.

Colaboração: Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina