No início da década de 90, a festa Ritorno Alle Origini foi criada na cidade de Urussanga com o objetivo de valorizar os costumes ligados à cultura italiana. As entidades da cidade se unem no Parque Municipal e se dedicam ao voluntariado. A edição do evento este ano, com entrada gratuita, inicia na noite desta sexta-feira, dia 24. Um dos pontos fortes é a gastronomia diversificada.

Com uma ‘pitada’ especial de filantropia, entidades, clubes de serviço e associações culturais oferecem aos visitantes quase 20 opções gastronômicas diferentes distribuídas em espaços diversos. Desta forma, o público que aprecia os pratos do evento colabora com causas sociais, culturais e educacionais.

Entre as opções que estarão à disposição este ano estão pizza, risotto, nhoque, macarrão, pastin (x-polenta), petiscos, comida típica italiana, derivados de carne suína, hambúrguer, sopa de cappelletti e café colonial. Destaque para as novidades como lasanha feita pelas Mulheres Agricultoras, e a parceria entre as associações Trevisani de Urussanga e Friulanos oferecendo polenta cremosa com palmito ensopado ao vinho Goethe ou ragu de carne e aperitivo no cone com torresmo a pururuca.

A XVI Ritorno Alle Origini é uma realização da Prefeitura Municipal de Urussanga, por meio da Comissão Central Organizadora (CCO) e Diretoria de Cultura, em parceria com as entidades e associações culturais do município. Além de atrações musicais gratuitas como o cantor italiano Luciano Bruno e a banda Nenhum de Nós, a tradicional gastronomia e vinhos tipicamente urussanguenses, o evento contará com atividades paralelas, como a integração das comunidades de interior na competição Olimpíadas Coloniais e a presença de atletas nacionais no campeonato Urussanga Skate Park.

CONFIRA AS ENTIDADES E OS PRATOS:

Associação Bellunesi Nel Mondo di Urussanga em parceria com Stone Pub – Hambúrguer italiano;

Associação Coral Santa Cecília – Pizza no forno a lenha (4 opções de sabores) e petiscos;

Associação das Mulheres Agricultoras – Café colonial e lasanha;

Associação de Moradores do Bairro das Damas (Amodamas) – Petiscos, batata frita e salgados;

Associação dos Friulanos em parceria com Trevisani de Urussanga – Polenta cremosa com palmito ensopado ao vinho Goethe ou ragu de carne, sopa de cappelletti, aperitivo no cone (torresmo a pururuca) e petiscos italianos;

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Risotos feito com vinho Goethe (2 opções: quatro queijos e bacon com molho rose);

Clube dos Treze – Comida típica italiana (a quilo);

Hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga – Nhoques: à bolonhesa e quatro queijos;

Lions Club – Pastin (Sanduíche feito de polenta com carne) / Macarrão à bolonhesa ou presunto com ervas finas;

Paraíso da Criança – Pizza e petiscos;

Rotary Clube – Becaria: Derivados de carne suína.


 

Colaboração: Jéssica Pereira / Assessoria de Comunicação