Caixas coletoras de medicamentos estão disponíveis em Cocal do Sul

Programa Reciclando Medicamentos tem o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte e a reutilização em promoção à saúde

83

Para quem visita os postos de saúde, supermercados e algumas empresas de Cocal do Sul já podem observar que caixas coletoras de medicamentos e material informativo estão à disposição da população. A iniciativa faz parte do Programa Reciclando Medicamentos com o objetivo de conscientizar sobre descarte e reutilização em promoção à saúde. O trabalho é realizado em parceria entre o Governo Municipal, Secretaria de Saúde e Fundação Educacional Barriga Verde por meio do Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE.

Ao todo, 13 postos de coleta estão disponíveis para medicamentos não mais utilizados em casa e vencidos. Segundo a secretária de saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez os objetivos são diversos. “O programa é de caráter educativo e preventivo, pois o acúmulo de medicamentos traz uma série de consequências. Nosso propósito é orientar e fazer com que as pessoas criem o hábito de dar o destino correto aos remédios que não utilizam mais. Não há necessidade de ficar aglomerando medicamento em casa. É importante ainda que as pessoas façam o descarte correto, evitem a automedicação”, explica.

As caixas coletoras estão localizadas na empresa Eliane Revestimentos Cerâmicos, nos Supermercados Bistek, Althoff e São Pedro, ESFs, estabelecimentos de saúde, além de uma caixa coletora itinerante que será utilizada em eventos, festas e encontros.

“Nos propomos a alertar e orientar a população para que não descartem o medicamento em lixo comum. Com esta iniciativa além das pessoas estarem contribuindo com o meio ambiente, também estarão doando remédios que podem ser úteis para outras pessoas”, afirma o prefeito Ademir Magagnin.

A implantação do Programa Reciclando Medicamentos também é uma iniciativa da vereadora Roseny Cittadin Barbosa que depois de conhecer o trabalho na prática, intermediou a apresentação do projeto junto ao Poder Público. “Esse Programa vem para estimular a doação, o recebimento, o descarte correto de medicamentos e apoio às pessoas no seu tratamento. Esse é o destino correto e solidário ao remédio que você tem em casa e não usa mais. Além de sensibilizar as famílias sobre a importância do seu papel enquanto geradoras de resíduos sólidos e dos benefícios ambientais favorecidos  pela  redução do descarte incorreto”, observa a vereadora.

Sobre o Programa

O programa é uma ação do curso de Farmácia e do Núcleo de Estudos Aplicados a Saúde – Neas do Unibave com o objetivo principal de conscientizar a população em relação ao descarte correto de medicamentos e também para a reutilização na promoção de saúde.

Todos os meses, a equipe de saúde de Cocal do Sul irá fazer o recolhimento dos medicamento que passará por um processo de triagem pelos profissionais do Unibave. Os que estiverem vencidos serão descartados corretamente e aqueles dentro do prazo de validade serão encaminhados para reutilização.

Para o professor, pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos Aplicados à Saúde, Adalberto Alves de Castro  toda a equipe envolvida espera que a população adquira essa consciência. “Agindo desta forma, o uso de medicamento também será menor, pois só farão uso de remédios quem realmente precisa, sem consumo paliativo. Nossa intenção é incentivar o uso racional de medicamentos e fazer com que as pessoas ajudem o meio ambiente impedindo que esses remédios sejam jogados em lixo comum”, finaliza.

Confira os locais das caixas coletoras:

– Todos os ESFs

– Unidade de Referência em Saúde

– Supermercados Bistek, São pedro e Althoff

– Caixa Itinerante

– Sede Prefeitura Municipal

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Comunicação Prefeitura Cocal do Sul.