A deputada federal reeleita Geovania de Sá (PSDB) comemora um grande passo para o fortalecimento da saúde no país. Ela é relatora do PL 9300/2017, de autoria do deputado Eduardo Cury (PSDB/SP), que foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). O texto dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação dos estoques dos medicamentos presentes nas farmácias que compõem o Sistema Único de Saúde – SUS.

“Devemos, sim, prestar contas à população e facilitar o acesso dos usuários aos medicamentos fornecidos pela rede pública de saúde”, justifica a deputada. Ela ainda acrescenta que, além de dar maior transparência à gestão dos bens públicos, ao controle de estoque e ao processo de planejamento das aquisições, a medida também é extremamente útil para evitar deslocamentos desnecessários dos pacientes até as farmácias.

Segundo Cury, o projeto foi inspirado em iniciativa da prefeitura de São José dos Campos (SP), que desde 2017 divulga, por meio da internet, os estoques diários dos medicamentos disponibilizados para a população.

“Muitas pessoas vão em busca de um medicamento que lhe foi receitado nas unidades de dispensação, mas são surpreendidos pela inexistência do produto, fato que pode se repetir diversas vezes”, afirma o deputado. “Pacientes perdem tempo e dinheiro nas visitas constantes às farmácias e não conseguem obter o remédio indicado”, completa.

Colaboração: Haudrey Mafiolete / Assessoria de Comunicação