Abre, sábado, dia 15, a exposição “Cimarosa, da Poesia à Cerâmica”, do ceramista italiano Giuseppe Della Giustina, na galeria de arte do Fretta Home Center em Urussanga. A Abertura está marcada para às 10h30min. A exposição reúne inúmeras peças cerâmicas que o artista já produziu quando das suas visitas ao Brasil.

Sua técnica refinada de modelagem e esmaltação, confere ao seu trabalho uma estética peculiar, que leva o observador a uma viagem contemplativa e onírica.

Natural de Vittorio Veneto, Itália, Giuseppe encontrou na cerâmica um estilo de vida. Sua pesquisa está fundamentada na expressividade dos materiais e suas significações. Com mais de 40 anos de experiência, Cimarosa, nome artístico que adota, procura dedicar parte de seu tempo para transmitir o que aprendeu com os mestres e com a própria vivência na arte cerâmica. Para ele a arte é um refúgio espiritual do ser humano. Através dela pode-se transformar a sociedade em que vivemos num mundo mais equilibrado, mais fraterno e menos violento.

Cimarosa está no Brasil desde novembro, onde, no Rio de Janeiro, ministrou um curso de cerâmica artística. Em Urussanga, na comunidade de Palmeira Alta, o artista está há pouco mais de uma semana, produzindo e realizando workshops. O primeiro, foi realizado no sábado último, dia 9. O próximo está marcado para dia 16, domingo, na Palmeira Alta.

A exposição ficará aberta ao público no horário comercial até 25 de janeiro de 2019. Giusepe retorna para a Itália no dia 29 de dezembro.