Legislativo de Urussanga – resumo das falas dos vereadores

112
Foto: Divulgação

Jair Nandi (PSD) voltou a cobrar a manutenção da Rua Ângelo Zanin no Bairro De Brida. De acordo com o Vereador são três meses de espera da comunidade para um serviço simples. Nandi informou que são cerca de duas horas de trabalho para manutenção da estrada que tem 300 metros de extensão. O Vereador disse que solicitou a obra ao líder do governo na Câmara, ao prefeito e ao secretário de Obras sem ser atendido até o momento. Jair Nandi agradeceu ainda a participação dos filiados e simpatizantes do PSD de Urussanga em reunião realizada no último dia 9 de novembro. O objetivo do encontro foi abrir espaço para manifestações dos presentes e planejamento de políticas públicas para o Município.

Braz Cizeski (PDT) registrou que a empresa contratada para revisão do Plano Diretor divulgará em breve o cronograma de realização de Audiências Públicas para tratar do assunto com a sociedade. Segundo o Vereador a Revisão do Plano Diretor vai proporcionar avanços econômicos e sociais para o Município. Braz garantiu que muitas ações serão realizadas no próximo ano pelo governo Municipal. O Vereador apresentou Requerimento solicitando a presença no Legislativo do senhor Araldo Kruger com o objetivo de falar sobre gestão pública e o momento político do Brasil. Braz pediu ainda o fim da discórdia na política e conclamou os demais Vereadores a trabalharem juntos pelo bem da população.

Elson Roberto Ramos (MDB) afirmou que a empresa responsável pela revisão do Plano Diretor deveria ter sido contratada pela Prefeitura em julho para que o Projeto estivesse pronto para votação ainda em 2018. Elson apresentou Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a concessão de transporte escolar gratuito para estudantes universitários da UNESC de Criciúma no período matutino. Disse ainda, que a mais de um ano cobra do Poder Executivo que zere as filas de exames laboratoriais, e solicitou que recursos disponíveis no caixa da Prefeitura sejam investidos na solução do problema. O Vereador cobrou também a conclusão da Rua Orsi Silva no Bairro da Estação que a mais de um ano vem causando transtornos à população.

Vanderlei Marcírio (MDB) destacou que a revisão do Plano Diretor é essencial para o desenvolvimento da cidade. O Vereador registrou que participou da execução do primeiro projeto do Plano Diretor em 2008 e trabalhará na revisão que inicia este ano para garantir a correção dos problemas que travaram o crescimento da cidade. Para Vanderlei Marcírio durante a última década se verificou a necessidade de reformulação de alguns pontos do primeiro projeto para permitir a instalação de novos empreendimentos no Município. O Vereador ressaltou que principalmente o setor privado de construção tem reclamado de pontos do plano Diretor que inviabilizam novos investimentos.

Gilson Casagrande (PP) confirmou a realização do programa Ação global em Santana entre os dias 21 e 24 de novembro. Segundo o Vereador o programa realizado pela Prefeitura Municipal tem levado desenvolvimento para as comunidades atendidas. Gilson destacou a importância dos presidentes das Associações de Bairros das localidades contempladas acompanharem os serviços para que todas as demandas dos moradores sejam atendidas. São várias atividades realizadas, sendo que o Vereador destacou a limpeza de jardins, sinalização e manutenção de ruas, colocação de faixas de pedestres, atendimento médico de várias especialidades, eventos esportivos e atendimento jurídico.

José Carlos José (PP) fez um breve histórico do trabalho realizado em Urussanga e que resultou na aprovação pela Comissão de Minas e Energia da Câmara de Deputados em Brasília do Projeto de Lei que visa garantir o direito de concessionárias de pequeno porte, adquirirem energia elétrica a um preço equivalente aos das Cooperativas.  O projeto Energia mais Barata já, iniciado em Urussanga pelo Vereador, contou com apoio de toda a sociedade através da realização de reuniões, abaixo-assinado com milhares de adesões e a cooperação dos Deputados Federais Esperidião Amin e Jorge Boeira. O projeto que segue agora para tramitação no Plenário do Congresso Nacional beneficiará, além dos consumidores de Urussanga, outras 13 concessionárias do Brasil, atingindo cerca de 900 mil pessoas no país.

Odivaldo Bonetti (PP) agradeceu a todos os eleitores que acreditaram no compromisso dele de trabalhar pela conquista de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) para continuação da rodovia dos Mineiros que liga o centro da cidade ao Bairro Santana, passando pela comunidade do Rio carvão. O valor foi disponibilizado pelo Deputado Federal João Paulo Kleinubing em atendimento a pedido do Vereador Odivaldo. O Presidente do Legislativo lamentou ainda a publicação de matéria em meio de comunicação impresso da cidade sugerindo um atrito entre ele e o Prefeito Municipal por conta de sua constante defesa da autonomia entre os Poderes e do respeito às decisões tomadas pelos Vereadores. O Presidente Odivaldo Bonetti esclareceu que não houve nenhum  “puxão de orelhas” do prefeito, como divulgado, em retaliação a sua posição de garantir o direito do Legislativo em atuar na fiscalização da administração pública.

O Vereador Marcos Roberto Silveira  (PT) não participou da reunião devido a compromissos profissionais e particulares na cidade de São Paulo.

Os demais vereadores participaram das discussões e votações das proposições apresentadas na ordem do dia, porém não utilizaram o espaço da tribuna.

Colaboração: Wilson Adriani