Durante nove horas de votação, 4.241.667 eleitores catarinenses compareceram às urnas para escolher seus candidatos. Disputarão o governo do estado no segundo turno no dia 28 de outubro Gelson Merísio (PSD) e Comandante Moisés (PSL). A votação de Merísio foi de 31,12% dos votos válidos, enquanto a do Comandante foi de 29,72%. Na mesma data também ocorrerá a eleição suplementar para prefeito em Vidal Ramos.

Para o Senado Federal foram eleitos Espiridião Amin (PP) com 18,77% dos votos válidos e Jorginho dos Santos Mello (PR), com 18,07%.

O índice de abstenção no estado foi de 16,31%. O presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo Roesler, fez uma avaliação positiva do pleito e comemorou: “os trabalhos de totalização foram concluídos às 21h04, quatro minutos além daquilo que prevíamos no início”.

Urnas eletrônicas

Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, 128 ocorrências com urnas eletrônicas foram registradas e 66 precisaram ser trocadas, número que representa 0,4% de todas as urnas utilizadas na eleição em Santa Catarina. A votação seguiu normalmente após a substituição dos equipamentos por outras urnas eletrônicas e todos os votos foram contabilizados regularmente. Não houve votação manual.

Outras ocorrências foram ajuste ou troca de papel/bobina, necessidade de reinicialização, troca de tomada, ajuste de data/hora e troca de módulo impressor.

O TRE-SC divulgou à tarde uma nota de esclarecimento sobre boatos disseminados nas redes sociais que apontavam a não contabilização de voto para presidente, reafirmando que todos os votos dos eleitores são contabilizados e que a Justiça Eleitoral conta com diversas auditorias públicas do processo eleitoral.

Ocorrências policiais

A Polícia Militar registrou durante o dia 153 ocorrências, das quais 73 foram eleitores flagrados cometendo crimes eleitorais que incluem boca de urna, divulgação de propaganda, corrupção eleitoral, desacato a autoridade, coação e transporte ilegal de eleitores.

Em Morro da Fumaça, um eleitor foi preso por quebrar uma urna eletrônica com uma marreta. As mídias não foram danificadas e a votação seguiu normalmente após a substituição por uma urna de contingência.  Os votos foram todos contabilizados.

Em um trabalho exclusivo do repórter Jair De Ávila, a Rádio Marconi FM conversou com o vândalo na delegacia. Ouça:

 

Presos provisórios

Em Santa Catarina, 587 presos provisórios compareceram às urnas nas 17 seções instaladas nos presídios do estado.

Disque Eleitor

O Disque Eleitor – serviço telefônico para tirar dúvidas dos eleitores – registrou aproximadamente 10 mil ligações neste domingo. Ao longo do dia, 60 servidores se revezaram em 30 postos de atendimento, desde as 7h até as 19h.

Desde o dia 1 de outubro, data em que o serviço foi expandido, foram mais de 14 mil chamadas recebidas. A maior parte das dúvidas foi sobre como encontrar o local de votação, como justificar a ausência às urnas e sobre a situação eleitoral dos cidadãos.

Colaboração: Jennifer Hartmann / Assessoria de Comunicação – TRE-SC