Neste mês todas as unidades de saúde de Urussanga estarão intensificando os esforços para detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero, um período lembrado em todo mundo como “Outubro Rosa”. O objetivo da campanha é conscientizar o público feminino sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Os profissionais das unidades estarão preparados para orientar as pacientes sobre a prevenção do câncer de mama, que consiste na realização do exame clínico das mamas e solicitação de mamografia (se necessário).

No decorrer deste mês, as mulheres deverão procurar a sua unidade de saúde para avaliação. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia, explica a enfermeira coordenadora da atenção básica do município, Lilyan Vieira Barzan Pluceno da Silva. “É recomendado às mulheres que realizem frequentemente os exames, mesmo quando não tenham alterações em exames anteriores”, explica.

Ouça a entrevista a entrevista realizada na manhã de hoje:

 

O que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa.

Durante o mês de outubro, diversas instituições — tanto públicas quanto privadas — disponibilizam exames gratuitos ou com preço reduzido, a fim de encorajar as mulheres a realizar esses exames e tratar qualquer problema encontrado precocemente, visto que, nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde muito melhor aos tratamentos.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres do mundo inteiro, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. De todos os novos casos a doença a cada ano, cerca de 25% são câncer de mama.