A Unesc recebe nesta semana o 9º Sulcomp (Congresso Sul Brasileiro de Computação). O evento ocorre de 3 a 6 de outubro e reunirá professores, acadêmicos e estudiosos para uma imersão no mundo tecnológico. Ele é promovido pelo curso de Ciências da Computação da Unesc, com apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

O evento tem como objetivos promover a integração acadêmica entre as diferentes universidades, buscando a disseminação do conhecimento e experiências relacionadas as diversas áreas computacionais, além de permitir a integração de pesquisadores, profissionais, alunos e empresas que atuam na área.

O Sulcomp é realizado bianualmente e conta com várias atividades como palestras, minicursos e apresentações de trabalhos orais e pôsteres. “É um momento de os alunos e os participantes aprenderem onde eles vão praticar o que estudam na sala de aula”, explica a coordenadora do curso, Ana Claudia Garcia Barbosa.

Entre os temas abordados estão a Internet das Coisas, com Renata Coelho; Realidade Virtual, com Leonardo Campos Inocêncio; Aprendizagem de Máquina (Inteligência Artificial), com Paulo Cavalin; e BlockChain: tecnologia dos Bitcoins (criptomoedas), com Paulo Alberto Simões. “Queremos trazer o que tem de novas tecnologias, novas práticas, aliando a teoria e a prática que o acadêmico aprende em sala de aula e onde pode ser aplicado”, acrescenta Ana Claudia.

De acordo com o coordenador adjunto, Luciano Antunes, o evento mostra ao acadêmico uma visão de mercado. “O Sulcomp alinha a parte científica, prática, as preferências de mercado e os experimentos com as novas tecnologias emergentes”, comenta.

Além das palestras, o evento ainda conta com 36 apresentações de trabalhos, com 25 orais e 11 pôsteres, de participantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia. As apresentações iniciam às 17h e as palestras às 19h. Já os minicursos ocorrem no sábado (6/10) nos laboratórios do curso.

O evento direcionado aos acadêmicos de Ciências da Computação e aberto ao público. As inscrições são gratuitas, e os estudantes do curso tem um desconto no valor da inscrição. Para mais informações, acesse o link do evento.

Colaboração: Setor de Comunicação – Unesc