Em turnê pelo Brasil, o Gruppo Agogica, da cidade italiana de Castelfranco Veneto, província de Treviso, percorre os estados do Paraná e de Santa Catarina, inclusive com apresentações de canto lírico em municípios do sul catarinense. Com o apoio da Associazione Trevisani Nel Mondo de Tubarão, o grupo de canto lírico cumpre agenda repleta de visitas com imersão cultural e apresentações artísticas nas cidades de Florianópolis, Tubarão, Urussanga, Orleans, Treze de Maio, Pedras Grandes, Nova Veneza e Laguna.

Em Urussanga, o Gruppo Agogica se apresenta na noite da próxima sexta-feira, dia 24, a partir das 20 horas, na Vigna Mazon, com repertório referente ao “il risorgimento”, momento de unificação da Itália. Do sacro ao patriótico, do operístico tradicional à opereta, incluindo musicais de filmes e músicas populares do cancioneiro italiano, o grupo é conduzido pela soprano Elisabetta Battaglia, bem como pelo maestro e pianista Giovanni Campello. Ambos têm uma longa carreira artística na Itália e no exterior.

De acordo com Fabíola Cechinel, da Associazione Trevisani Nel Mondo de Tubarão a viagem do grupo é a realização de um antigo sonho dos jovens artistas de visitar o Brasil. A apresentação do Gruppo Agogica em Urussanga contará ainda com jantar harmonizado com vinhos da região Vales da Uva Goethe. O cardápio será elaborado pelo chef Antonio Ribeiro Filho, formado pela University of Westmintster, que já comandou a cozinha de extintos restaurantes como Brio Cozinha Contemporânea, de Criciúma, e Divina Armida, de Nova Veneza.

A Marconi 99.9 FM ouviu Fabíola Cechinel. Confira:

 

Colaboração Texto: Eliana Maccari / Associazione Trevisani di Urussanga