Os secretários de Saúde da região da AMREC estiveram esta semana participando do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento ocorreu em Belém, estado do Pará, e a solenidade de abertura contou com a presença do Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que anunciou a liberação de R$ 127,1 milhões, entre agosto e novembro, para o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Esse valor corresponde a 70% das equipes que já foram certificadas pelo programa. Os outros 30% serão quitados em dezembro.

A região da AMREC esteve representada pela secretaria de saúde de Siderópolis, Gláucia Perico, a secretária de saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez, o secretário de saúde de Urussanga, Ademir Becker, a apoiadora do CONASEMS/PROADI na Região Carbonífera, Roseclair Barros, e assessora do colegiado de saúde da AMREC, Margarete Pasetto.

Ainda na solenidade de abertura o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, assinou o documento com as reivindicações da instituição que foi encaminhado aos candidatos à Presidência da República. Durante sua fala, Mauro pontuou que é fundamental que o pacto federativo seja discutido. Ele ainda manifestou repúdio à essa Emenda que congela os gastos em saúde por 20 anos, dizendo que é um retrocesso; e citou as aprovações feitas pelo Congresso Nacional em relação aos agentes comunitários de saúde, dizendo que não é justo valorizar apenas uma categoria de trabalhadores, já que o SUS é feito por cada profissional, e que todos merecem valorização.