No primeiro sábado (7), cooperativas do mundo inteiro celebram o Dia Internacional do Cooperativismo. O slogan “Sociedades Sustentáveis através da cooperação” definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), aponta que através dos valores, princípios e estruturas de governança as cooperativas demostram sustentabilidade e resiliência em sua essência.

No Brasil, desde 2015, o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) promovem duas celebrações na mesma data: o Dia Internacional do Cooperativismo que sempre ocorre no primeiro sábado de julho e o Dia de Cooperar (Dia C), um movimento composto por iniciativas voluntárias e transformadoras para a sociedade.

Para celebrar esta data a Cooperativa Energética CocalCoopercocal realizou nesta quinta-feira (05) uma palestra sobre Cooperativismo tendo como público alvo os alunos do ensino médio dos Colégios de Cocal do Sul, com o intuito de levar a educação cooperativista, solidificando a participação e a integração dos jovens no conhecimento sobre cooperativismo com ênfase ao significado da palavra cooperação.

A estudante do terceiro ano do Colégio Estadual Professor Padre Schuler disse que o encontro foi muito produtivo. “Nesta palestra pude conhecer um pouco mais sobre o cooperativismo e a Coopercocal. Com a ajuda mútua podemos fazer um mundo melhor”, afirmou. “Este tema é importantíssimo para os nossos alunos, principalmente nesta idade pois eles estão ingressando no mercado de trabalho, e a cooperação deve ser levada para a vida. Agradeço a Coopercocal em nome da escola pelo convite realizado”, declarou Cristina Réus, assessora de direção.

Para o presidente da Coopercocal Altair Lorival de Melo, ser cooperativa é estar mais próximo das pessoas, é pensar no bem comum de todos. “Realizamos diversas ações sociais para estimular o cooperativismo na Coopercocal. Nosso ramo é distribuição de energia, precisamos fazer isto com qualidade e eficiência e acima de tudo fazer algo a mais pelo nosso associado. Pensamos em levar a educação cooperativista aos jovens, pois eles são o nosso futuro”, destacou.

Colaboração: Danylla Zanette / Assessoria de Comunicação