Governador participará do Lançamento do “Plano de Bacia Hidrográfica”

Foto: Daniel Búrigo
- Publicidade -

Está programada a visita do Governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, na cidade de Urussanga, na tarde desta quinta-feira (14), para o lançamento do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga. O ato ocorrerá na Sociedade Recreativa Urussanga, às 15h30min, e também contará com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Adenilso Biasus, representantes de entidades membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e comunidade.

Na oportunidade, representantes da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), entidade executora selecionada para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos, irão apresentar as etapas de execução do projeto. “O lançamento do Plano é o momento para mostrar à comunidade da bacia do Rio Urussanga a importância deste instrumento de gerenciamento da água. Nesta ocasião serão apresentados detalhes como o que é o plano, o que ele representa para os gestores públicos, usuários de água e comunidade em geral, entre outros”, salienta o Diretor de Recursos Hídricos de Santa Catarina, Bruno Henrique Beilfuss.

Para a presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e diretora do Samae de Cocal do Sul, Carla Possamai Della o estudo é um dos instrumentos mais importantes para o planejamento de recursos hídricos.

“Nestes 11 anos de atuação do Comitê, este é um dos momentos mais aguardados. O Plano servirá de base para a realização de uma gestão estratégica da bacia, mostrando a realidade econômica e socioambiental, identificando os principais problemas e apontando caminhos para recuperar a região hidrográfica. Com a elaboração do diagnóstico apontando a real situação atual dos recursos hídricos, conseguiremos avaliar o crescimento demográfico e das atividades produtivas, bem como teremos informações como quantidade e qualidade com identificações de possíveis conflitos potenciais e enquadramento dos corpos de água em classes. Além de verificar quais medidas devem ser tomadas para atender as metas previstas no plano”, explica.

O Plano de Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga definirá, junto com a sociedade, diretrizes ligadas ao uso racional das águas, sua utilização e conservação, aspectos de qualidade e quantidade, além de metas e ações estratégicas. A proposta visa garantir a disponibilidade e a qualidade da água para a atual e as futuras gerações.

“Com o plano de bacia teremos uma base de dados confiável para o diagnóstico da situação das águas na região, com informações sobre a quantidade e qualidade, contribuindo para a preservação dos recursos naturais da região. Não se pode mais imaginar, hoje, o desenvolvimento sem sustentabilidade, e nós gestores precisamos planejar o futuro dos nossos recursos naturais”, pontua.

Colaboração: Comunicação Comitê Rio Urussanga

COMPARTILHAR