Por: Edi Carlos De Rezende

A data de entrega da nova ponte, no bairro Ribeirão D’Areia, no município de Pedras Grandes, está atrasada há quatro meses. O prazo para conclusão era de 150 dias, com início em abril de 2017 e término em setembro de 2017. Nossa reportagem, que esteve no local nesta terça-feira (23), constatou que os trabalhos estão parados, inclusive, a casinha de armazenamento de ferramentas está abandonada (sem porta, sem telhado, faltando tábuas na parede), o que remete a falta de serviços no local já a um bom tempo. Na obra orçada em R$ 200 mil reais, que é realizada pela empresa Lagecril, observamos que a laje está pronta, faltando a cabeceira, as laterais e acabamentos da ponte de concreto.

O acesso/saída da localidade é feito por meio de uma ponte provisória (construída ao lado da ponte tradicional). A ponte auxiliar aparenta ser um pouco estreita, sabendo-se que caminhões pesados passam sobre ela. Observamos que as rodas dos caminhões quase caem da ponte, o que pode ocasionar algum acidente de trânsito. A reivindicação dos moradores do Ribeirão D’Areia é para que a obra seja concluída já que o prazo estipulado para a conclusão encerrou há tempos.

O repórter Edi Carlos esteve em Ribeirão D’Areia e verificou a reivindicação, ouça:

 

Explicações

A informação que recebemos é de que a ponte foi concretada na última semana. Nesta semana de 22 à 26 de janeiro não há serviços no local devido a chuva e porque é necessário o tempo de cura/secagem do concreto. Está previsto que a obra seja retomada na próxima segunda-feira (29), para colocação de cabeceiras. Em relação ao atraso, fomos informados de que ajustes no projeto e a liberação de verbas do governo estadual impediu a conclusão no tempo previsto, que era para setembro passado. Foi preciso aplicar mais 8 mil reais no pagamento dos novos materiais e serviços.

O prefeito em exercício Josimar Bergman explicou, ouça:

 

E sobre o desvio, recebemos a informação de que foi colocado, nesta terça-feira (23), um novo reforço para sustentação da ponte provisória.

Imagens da ponte

Fotos: Edi Carlos De Rezende

Relembre

Em junho de 2017 a reportagem da Marconi foi solicitada no mesmo local. Naquela época havia somente a preparação para a obra. Leia aquí ou abaixo:

Ponte em Ribeirão D`Areia está em obras – comunidade reivindicava os trabalhos