O tradicional Campeonato de Futebol de Areia de Balneário Rincão, o Praião, começa neste fim de semana, dias 6 e 7, com a realização da primeira rodada. Serão dois jogos no sábado e quatro no domingo. A competição terá 12 clubes divididos em duas chaves de seis, que jogarão chave contra chave. Classificam-se os oito melhores na pontuação geral independente de chave. Na segunda fase começa o sistema de mata a mata seguindo até a decisão quando será conhecido o campeão.

O jogo de abertura será no sábado, às 15 horas, entre E.C. Praia/Krona contra o São José reeditando a final da temporada passada. O presidente do E.C. Praia Gilberto Machado Bortolon explicou que a equipe manteve a base do ano passado com as contratações do meia Maicon Ermo, do atacante Marciel e do zagueiro Henrique. “Vamos defender o título e buscar mais uma conquista do Praião”, pontuou o presidente. Completando a rodada de sábado jogam União da Praia versus Construtora Massiroli/Treviso.

A rodada de domingo começa com o clássico da Pedreira. Brasil e Atlético se enfrentam às 9 horas prometendo muita luta na busca pela vitória. As direções das duas equipes trabalharam forte para montar equipes competitiva e chegar nas fases finais da competição. Completando a rodada jogam Ajax/Gráfica GM x Garotos da Bola, Tocantins x 7 de Setembro/Renascer e Rui Barbosa x São Cristóvão.

O Praião surgiu do desafio entre o Corsário e o Rincão Praia Clube que fizeram um duelo no ano de 1968 nas areias com vantagem para o Corsário. No ano seguinte, Fumanchu, que trabalhou nas categorias de base do Criciúma por longos anos, organizou a competição com quatro equipes. Na final, o Corsário derrotou o Rodoviário conquistando o título. Nestes 50 anos de história a competição proporcionou alguns casos positivos e também negativos, já que os clubes não mediam esforços para levantar o caneco.

Regulamento

O campeonato terá 12 equipes divididas em duas chaves de seis, jogando as equipes de uma chave contra as equipes da outra. Cada equipe poderá inscrever no mínimo dezesseis atletas e no máximo 25. O atleta que assinar a ficha de inscrição ou primeira súmula de jogo não poderá ser substituído e nem jogar por outra equipe. Poderão participar do campeonato atletas amadores e profissionais, desde que estejam cadastrados na ficha de inscrição de sua equipe.

Somente poderão permanecer no banco de reservas da equipe, os atletas, o diretor, o massagista, o preparador físico e o treinador, que deverão constar na súmula do jogo. As partidas terão 70 minutos divididos em dois períodos de 35 minutos, com intervalo de 10 minutos. Os critérios de desempates são maior número de vitória, confronto direto (entre duas equipes, menor número de gols sofridos, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados e sorteio.

 

Chave A

E.C. Praia/Krona

União da Praia

Brasil Pedreira

Ajax/Gráfica GM

Tocantins

Rui Barbosa

 

Chave B

São José

Construtora Massiroli/Treviso

Atlético Pedreira

Garotos da Bola

7 de Setembro/Renascer

São Cristóvão

 

Primeira Fase Praião 2018

Primeira rodada

06/01 – 15 horas – E.C. Praia/Krona x São José

06/01 – 16h30 – União da Praia x Construtora Massiroli/Treviso

07/01 – 9 horas – Brasil Pedreira x Atlético Pedreira

07/01 – 10h30 – Ajax/Gráfica GM x Garotos da Bola

07/01 – 15 horas – Tocantins x 7 de Setembro/Renascer

07/01 – 16h30 – Rui Barbosa x São Cristóvão

 

Colaboração: Comunicação da Prefeitura de Balneário Rincão