A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta segunda-feira, dia 18, em solenidade realizada no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro Santa Augusta, o mutirão de exames conveniados à tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa beneficiará mais de oito mil pessoas com mais de 15 mil exames.

Contemplada com exame de catarata, a aposentada Marlene Nazário Colombo comemorou a iniciativa da Administração Municipal. “Depois de aguardar dois anos na fila, ter esse documento em mãos é a garantia de que poderei dormir mais tranquila, sabendo que o exame será realizado. Estou ansiosa, mas muito feliz”, ressalta.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Fancielle Lazzarin Gava, a Administração Municipal investiu aproximadamente R$ 1,6 milhão para viabilizar o mutirão de exames. “Os exames serão realizados conforme a capacidade de atendimento das empresas parceiras. Pretendemos fortalecer o SUS em Criciúma. Estamos trabalhando para zerar a fila de espera, que iniciou em 2014 e já conta com quase dez mil pacientes”, explica.

O Governo de Criciúma, por meio da tabela do SUS, oferecerá exames de densitometria, litotripsia extra-corpórea por ondas de choque, tomografia, cintilografia, ressonância magnética, endoscopia, ultrassom e cirurgia de catarata. Os exames serão realizados em ordem cronológica.

“Este mutirão é essencial para atender as pessoas que aguardam na fila de espera há anos e sem a possibilidade de alguém furar a fila. Pretendemos fazer com que os exames se tornem rotina na saúde de Criciúma, oferecendo um atendimento humanizado aos pacientes”, comenta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

A solenidade reuniu moradores, líderes comunitários, empresários vereadores e secretários da Prefeitura de Criciúma, além da deputada federal Geovânia de Sá.

Confira as clínicas parceiras da Prefeitura de Criciúma que realizarão os exames:

Clínica Dr. Luiz Augusto Borba
Cliniimagem
Clínica Dr. Althoff
Clínica de Olhos Antonelli
Consultório Dr. Marcos Rocha
NuclearMed