Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante. Foi com esta frase de Paulo Freira que o Governo Municipal de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura abriu o desfile Cívico nesta quinta-feira, 7 de Setembro, feriado da Independência do Brasil. Uma oportunidade que celebrou com entusiasmo o tema escolhido neste ano “Educação para a Paz”. Trinta e sete escolas, instituições, entidades, projetos sociais e empresas foram representadas por cerca de 8 mil participantes que desfilaram em diferentes pelotões com o propósito de refletir, defender e transmitir a paz por meio de apresentações criativas à sociedade.

O desfile aconteceu na Avenida Polidoro Santiago, Centro, e teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Santa Catarina e Cocal do Sul realizado pelo prefeito, Ademir Magagnin, sargento da Polícia Militar Alexandre Pirotti Fontoura e o comandante do Corpo de Bombeiro de Cocal do Sul, Rafael Tomasi Bitencourt.

Na sequência, as bandeiras, Banda Musical de Cocal do Sul e a coreografia que envolveu a ginástica rítmica desportiva com arcos abriram o evento que contou ainda com a participação dos escoteiros, Cala/Apae, terceira idade, instituições de ensino infantil Maria De Lourdes Carara, Helena Savi, Lenita Izabel da Silva, Octávia Búrigo Gaidzinski, Zilda Búrigo Bosa, Fernando de Fáveri, Professora Maria Nunes Trichês e Cantinho Alegre, Colégio Cocal, escolas de ensino fundamental Professor José Peruchi, Cristo Rei e Demétrio Bettiol, projetos da Rede Municipal (Clubinho da Matemática, Jogos de Mesa, Violão, Coral e Laboratório de Aprendizagem), FUNDAC – Coleta Seletiva, Escola de Educação Básica Professor Padre Schuler e Professora Francisca Martins de Oliveira Búrigo, PROERD, Colégio Maximiliano Gaidzinski, Empresas Eliane, Igreja Assembleia de Deus- ADAD, Lions Clube / Leo Clube, Igreja Católica, Academia Kiko Team, Departamento Municipal de Esportes, Moto Clube Águias de Aço, Coopercocal, Gincana Colonial da Cocalfest e o Carro da Rainha e Princesas da V CocalFest.

Crianças, jovens, adultos e idosos vestidos de branco ou apresentando elementos com destaque para a paz chamaram a atenção pelos valores expostos, organização e profundidade no tema de forma visual. “Achei emocionante. Rezamos e refletimos.O tema escolhido foi muito feliz e realmente mexe conosco pela realidade que estamos vivenciando nos dias atuais no país. Essa é mais uma sementinha plantada que a gente espera que dê bons frutos”, avaliou o aposentado Pedro Henrique.

Para o prefeito Ademir Magagnin e a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato o destacaram como participativo e comovente o desfile neste ano. “O tema proposto condiz com a situação que estamos passando no país. Precisamos conclamar a luta pela paz e não podemos perder a esperança, o respeito e o amor pelo Brasil. Em suma, só temos a agradecer todos os envolvidos pelo nível de qualidade, criatividade e organização.

No Pavilhão montado de fronte a igreja matriz acompanharam o desfile os secretários municipais, vereadores, lideranças e autoridades militares.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa