A programação da Semana Cultural, realizada desde 30 de agosto, foi encerrada nesta quinta-feira, 7 de setembro, dia em que se comemora os 195 anos da Independência do Brasil, com o tradicional desfile cívico.

O início se deu às 8 horas, pontualmente. Autoridades subiram ao palco montado na Praça Celso Ramos. Entre elas, o prefeito Jorge Koch; o vice-prefeito Mário Coan; o presidente da Casa Legislativa, Lucas Canever Librelato e demais vereadores; secretários municipais e diretores de departamentos; reitor do Unibave, Élcio Willemann; superintendente da Famor, Junior Zomer; diretor do Samae, Fábio Echeli Bett; sargento Joelson Firmiano, representando a Polícia Militar; comandante do Corpo de Bombeiros Militar, 2º tenente José Schuelter Nunes; presidentes da Acio e CDL, Ubiraja Pickler e Gustavo Lolli; e presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sindicato Rural, José Carrer e Natalino Bianco.

A saída se deu em frente à Escola de Educação Básica Costa Carneiro, percorrendo a Rua Aristiliano Ramos. A população compareceu em peso para prestigiar as escolas e entidades. Mais de 50 grupos, divididos em seis categorias, desfilaram representando as mais diversas atividades realizadas no município, enquanto um histórico de cada um deles era narrado.

Antes de dar início, o prefeito Jorge Koch conclamou a população para que assistisse ao desfile cívico com respeito e cidadania. “Hoje, o que reina é o sentimento de patriotismo. Gostaríamos de apresentar a vocês este evento organizado pelas escolas e entidades a toda a comunidade orleanense para que, cada vez mais, tenhamos o sentimento de paixão por Orleans e por nossa Pátria”, afirmou.

O secretário de Educação, Lindekson Resin, por sua vez, parabenizou a todos que contribuíram para o sucesso deste dia. “Realmente, foi um grande evento em comemoração à nossa Pátria, com respeito e consciência. Tudo ocorreu conforme prevíamos e sem atraso, terminando praticamente 15 minutos antes do programado. A comunidade na avenida prestigiou com bastante cidadania. O desfile cívico foi realizado com sucesso, todos os envolvidos estão de parabéns”, avaliou.

Grupos participantes

Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Escoteiros Encostas da Serra, Pelotão das Bandeiras, Escola de Educação Básica Samuel Sandrini, APAE de Orleans, Adore, Centro de Educação Infantil Mundo Encantado, Creche Santa Rita de Cássia, Centro de Educação Infantil Regina Checheto Sprícigo, Centro de Educação Infantil Rio Belo, Centro de Educação Infantil Genésio Mazon, Centro de Educação Infantil Flávio Bussolo, Centro de Educação Infantil Débora Laurentino, Centro Educacional Meta, Escola de Educação Básica Toneza Cascaes, Centro Educacional Barriga Verde, Escola Barriga Verde, Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, Escola de Educação Básica Ranchinho, Escola de Educação Básica Oratório, Escola de Educação Básica Padre Ludgero Waterkemper, Escola de Educação Básica Costa Carneiro, Escola de Educação Básica Cônego Santos Sprícigo, Escola de Educação Básica Lauro Pacheco dos Reis, Escola de Educação Básica Hilsa Pedone, Escola de Educação Básica Marta Claudio Machado, Escola de Educação de Jovens e Adultos Luiz Mazon, Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos – EJA, Escola Descentralizada do CEJA de Orleans, Escola de Esportes, Casa de Apoio à Pessoa Idosa Santa Rita de Cássia, Secretaria de Assistência Social e Habitação, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Grupo da Terceira Idade Alegria de Viver, Centro Rui Pfutzenreuter, Coral Municipal de Orleans Hermelina Pfutzenreuter, Coral Shalom, Coral Stelle Alpine, Lions Clube de Orleans, Lions Clube de Orleans Princesas do Conde, LEO Clube de Orleans, Festa do Agricultor e do Motorista, Clube de Desbravadores Rio do Rastro, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans, Academia Orleanense de Letras – ACOL, Associação Empresarial de Orleans – ACIO, Rotary Clube, Taekwondo, Academia Corpo Total, Colecionadores de Carros Antigos de Orleans e CTG Orleanense.

Com informações do site Sul In Foco