A Praça Anita Garibaldi, em Urussanga, ganhou uma visita especial na tarde deste sábado (26). O 26º Grupo Escoteiro Urussanga esteve presente no centro da cidade realizando a limpeza daquele espaço público. De acordo com o chefe de grupo, Willian Marques, a ação faz parte das atividades de disciplina dos integrantes do grupo.

O chefe explica que pela manhã de sábado aconteceu um evento na Praça. Algumas pessoas, eventualmente, deixam espalhados pelos jardins e corredores, embalagens de salgadinhos, papéis de balas etc. Por este motivo o grupo se sensibiliza e faz a limpeza do local. Esta tarefa de recolher o lixo está integrada a diversas outras que são desenvolvidas pelo Grupo Escoteiro de Urussanga. “É uma maneira de fixar nos escoteiros o cuidado com a cidadania que devemos ter no dia a dia. A Praça Anita Garibaldi é nosso cartão postal, por isso o interesse em preservá-la e deixá-la sempre bonita”, ressalta Willian Marques.

O 26º Grupo Escoteiro Urussanga é composto, atualmente, por 35 integrantes, com idade que varia de 07 à 22 anos. As reuniões com os membros acontecem aos sábados, das 14h às 16h. Em algumas oportunidades são efetuadas atividades fora da sede do grupo.

De acordo com Marques, para ingressar no grupo a pessoa deverá comparecer na sede, no Parque Ado Cassetari  Vieira, no horário dos encontros do final de semana. O responsável pelo grupo, na cidade, Breno Anastácio Pereira, estará a disposição para explicar como funciona Grupo Escoteiro.

Segundo o chefe do grupo, diversas atividades são realizadas pelo conjunto, como acampamentos, atividades sociais, mutirões de pintura e limpeza, atividades lúdicas etc. É importante lembrar que no mês de setembro haverá diversos mutirões para limpeza em escolas, plantio de árvores, limpeza de rios e muito mais. “Tudo o que se faz é para fortalecer o vínculo social de cada ramo do escotismo, lobinhos, escoteiros e seniores”, informa Willian.

Veja as fotos da ação

Texto e fotos: Edi Carlos De Rezende/Repórter

Belo gesto

O grupo tem um novo espaço para realizar os seus encontros. A nova sede foi doada, em bonito gesto, pela ADIU, com a permissão de todos os membros. A doação foi feita, em cerimônia no dia 29 de dezembro 2016, na Prefeitura de Urussanga, com a entrega das chaves ao presidente do grupo. A sede fica no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira.

 

Foto: Divulgação