Urussanga receberá, nesta quarta-feira (23), o “II Seminário de Prevenção de Saúde e Prevenção de Deficiências da Região Carbonífera – Prevenir faz a Diferença”. O evento, que será realizado a partir das 8h, no Centro Comunitário da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Urussanga, é uma realização das Apaes da Região Carbonífera e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Urussanga.

Serão realizadas duas palestras. A primeira, pela manhã, com o tema “Prevenção Primária”, com o doutor Rui Pilloto. E a segunda, na parte da tarde, com o tema “Desenvolvimento Neuropsicomotor Intervenção na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Especial”, com o doutor Francisco Rosa Neto.

“Durante toda esta semana estamos realizando diversas atividades voltadas à conscientização de Prevenção de deficiências e de direitos da pessoa com deficiência. Nossa intenção é de mobilizar a população quanto a necessidade de ações para a prevenção dessas deficiências”, explica a coordenadora regional de saúde e prevenção de deficiências das APAEs da região Carbonífera e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Urussanga, Cristiane D’Acampora Guazzi.

O seminário de quarta-feira tem o objetivo de difundir ações preventivas a respeito das causas das deficiências por meio de informações, orientações e debates. Estão envolvidas as nove Apaes da Região Carbonífera: Urussanga, Morro da Fumaça, Lauro Müller, Cocal do sul, Içara, Criciúma, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha. “Já estamos com 530 inscrições realizadas. Contaremos com a participação de profissionais da área de educação, saúde e assistência social, acadêmicos e pesquisadores da área, além da participação de toda a comunidade”, enaltece Cristiane.

Informações e inscrições podem ser realizadas por meio do site www.apaesc.org.br ou pelo telefone (48) 3465-1586. Além do seminário, durante toda a semana sertão realizadas panfletagens em todos os municípios da Amrec, além de palestras nas escolas para o nono ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio.

Programação completa:
7h30 às 8h15: recepção e credenciamento;
8h15 às 8h45: solenidade de abertura;
8h45 às 10h: palestra: “Prevenção Primária” com o doutor Rui Pilotto:
Doutor em genética, graduado em História Natural, professor e coordenador das disciplinas BG-020 Genética Médica, responsável pelo Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínica UFPR, diretor científico da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE);
10h às 10h15: coffee Break;
10h15 às 12h: Continuação da palestra “Prevenção Primária”;
12h às 13h30: almoço;
13h30 às 15h30: palestra: “Desenvolvimento Neuropsicomotor Intervenção na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Especial” com o Doutor Francisco rosa Neto:
Doutor em Medicina do Esporte, mestrado em Deficiência mental e Transtornos de Aprendizagem e especialista em Ciências Morfofuncionais do Esporte;
15h30 às 15h45: coffee break;
15h45 às 17h: continuação da palestra: “Desenvolvimento Neuropsicomotor Intervenção na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Especial”;
17h: encerramento.

Colaboração: Jéssica Pereira / Comunicação Prefeitura de Urussanga