O Porto de Imbituba seguiu sem operar durante todo o dia de ontem. Até o começo da noite, o local seguia sem operação e com quatro navios à espera para atracar.

Na sexta-feira, o porto foi fechado em função da ressaca que atingiu a região, e ainda não foi considerado seguro retomar as operações até então. Caso o local não reabra hoje, será o quinto dia sem atividades no porto.

Quatro navios estão à espera, com cerca de 140 mil toneladas de soja, coque e fertilizante carregados nas embarcações. A previsão de retomar as atividades ontem não se confirmou, mas é possível que hoje o local seja aberto.

Conforme as informações da assessoria de imprensa da SCPar/Porto de Imbituba, não houve prejuízos, pois a margem de operação de carga no porto é de dez a 14 dias. Dessa forma, a espera dos navios para atracar está dentro do cronograma, uma vez que estão parados há poucos dias.

Segundo a assessoria, quando o porto retomar as operações, os navios vão atracar em pares e fazer o desembargue dos produtos. No fim de semana, o vento que chegou próximo a 60 km/h em Imbituba derrubou uma draga de sucção, e uma área precisou ser isolada pela SC Par.

Além do Porto de Imbituba, outros ficaram sem operação em Santa Catarina. Entre eles, o de Itajaí, Itapoá e São Francisco do Sul.

Previsão

Nesta quarta-feira, a previsão, segundo a Epagri/Ciram, é de ventos com rajadas de 30 a 40 km/h. As ondas devem ter cerca de um metro, com picos de 1,5 metros. Há previsão de variação de nuvens na área da pesca e condição de chuva fraca, especialmente à noite, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão). Na quinta-feira, ventos com rajadas de 30 a 40 km/h.

Hoje, há predomínio de nuvens com aberturas de sol no decorrer do dia, na maioria das regiões do Estado. No Litoral e áreas próximas, chance de chuva fraca no período da noite. A temperatura segue em elevação durante o dia, mais baixa no período noturno.

Para amanhã, predomínio de nuvens com chance de chuva na Grande Florianópolis e norte do Estado. No Oeste e Sul de SC, variação de nuvens com aberturas de sol no decorrer do dia, e temperatura em pequena elevação.

Com informações do Jornal Diário do Sul