Uma parceria entre o Governo Municipal de Cocal do Sul e Câmara de Vereadores resultou no repasse de R$ 300 mil reais para a saúde. O valor é oriundo da sobra do orçamento repassado mensalmente pelo executivo ao legislativo e que há quatro anos vem auxiliando em importantes áreas e ações do município. O ato oficial foi firmado no gabinete do prefeito Ademir Magagnin e contou com a presença dos vereadores, secretária de saúde Sinara Crippa Milanez e da vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato.

O valor será destinado para a compra de uma ambulância no valor de R$ 200 mil e o restante para a realização de exames de média e alta complexidade. “Hoje temos aproximadamente 1,5 mil exames na fila. Com esse recurso conseguiremos diminuir consideravelmente esta espera com uma projeção de 1,2 mil exames que poderão ser feitos com o valor da Câmara. É importante acrescentar que só com o dinheiro que o Estado nos repassa é impossível atender as necessidades das pessoas e os vereadores entenderam e se sensibilizaram. Para se ter uma ideia, hoje nós temos 69 pessoas aguardando por uma ressonância. A cota vinda do Estado é duas ressonâncias por mês. É difícil para nós enquanto gestor dar conta de toda essa demanda que não pode esperar”, ressalta o prefeito Ademir Magagnin.

Este é o quinto ano que o Governo Municipal e a Câmara realizam a parceria em prol de ações que beneficiam diretamente o cidadão. As sobras já foram utilizadas para a construção de uma creche, destinada para iniciativas de melhorias nas Associações de Moradores e aquisição de ar condicionado para as salas de aula da rede municipal, por exemplo.

Segundo o presidente do Legislativo, Henrique Bittencourt o auxílio é uma forma de contribuir com a comunidade. “Nós entendemos a situação da saúde e, principalmente, o quanto as pessoas precisam. Essa parceria foi em comum acordo com todos os vereadores que se moveram na intenção de ajudar. O repasse desses valores é possível porque enxugamos o máximo os gastos internos da Casa desde o início deste ano e temos certeza que ele será de grande valia na vida das pessoas”, destaca.

Para a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez esse valor é uma injeção de ânimo para a saúde. “O exames serão feitos de acordo com a disponibilidade das clínicas credenciadas. Muitas pessoas precisam desses resultados para fazer cirurgia. Vamos conseguir dar uma boa alavancada nos procedimentos e reduzir a fila. Esse é o tipo de parceria que merece ser reconhecida, pois com certeza ajuda a melhorar a vida das pessoas”, concluí.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt /Comunicação Governo de Cocal do Sul