A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência decretada por Siderópolis após os estragos causados pelos fortes ventos que atingiram o município no último mês de junho. A medida permite que o município tenha acesso às ações de apoio do governo federal para socorro, assistência, restabelecimento dos serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas pelos desastres naturais.
A situação de emergência foi decretada após a avaliação dos danos causados pelos fortes ventos que atingiram parte do interior de Siderópolis no dia 8 de junho. A avaliação foi feita pela Defesa Civil municipal com apoio da Defesa Civil Regional.
A região mais afetada foi o entorno da Barragem do Rio São Bento, nas localidades de São Pedro, Linha Alexandre Da Boit e Rio Jordão. Casas foram destelhadas, galpões derrubados e centenas de árvores arrancadas com a raiz, que acabaram obstruindo estradas e interrompendo o fornecimento de energia elétrica, recuperado apenas três dias depois dos registros. “Fizemos o que foi possível para dirimir os problemas causados à população, mas o decreto foi necessário pelo volume dos estragos”, destacou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.
Colaboração: Simone Costa / Comunicação Siderópolis