A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta semana o levantamento de cães e gatos existentes em Lauro Müller. O trabalho será feito pelas Agentes Comunitárias de Saúde, que visitarão todas as residências do município buscando informações se há animais domésticos, se é macho ou fêmea, e se já está ou não esterilizado.

Os animais de rua também serão inseridos neste levantamento. O objetivo da ação é para que o município tenha controle da população de cães e gatos existentes. Em seguida, será realizado o trabalho de esterilização dos animais visando o controle na reprodução, conforme a lei municipal 1.959 de 2017.

“Dentro de 90 dias estaremos fechando estes relatórios e já vamos poder ter com precisão os dados de quantos animais temos e em que situação eles se encontram. Com isso, será possível definir as ações que faremos para controlar a reprodução tanto dos cães como dos gatos. É um caso de extrema importância, trata-se de saúde pública da população”, ressalta o técnico em Vigilância Sanitária, José dos Passos Ceron.

A ação faz parte de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pelo município de Lauro Müller junto ao Ministério Público em julho de 2016, mas que até então estava sem dar seguimento.

Lauro Müller será o segundo município da Região Carbonífera a possuir este levantamento. O primeiro foi Criciúma.

Colaboração: Comunicação Governo do Município Lauro Müller