Nem mesmo a chuva atrapalhou o lançamento da nova safra de vinhos Goethe e a entrega do certificado internacional do Slow Food para a ProGoethe. Os vinicultores apresentaram seus vinhos ao público na noite desse sábado, 27, na Festa Ritorno Alle Orgini, em Urussanga.

No evento, o enólogo da Epagri, Stevan Arcari, ressaltou que uma safra de excelente qualidade sempre é comemorada e a de 2017 tem um sabor especial para os vinicultores da região dos vales da uva Goethe.

“A produção de vinhos de excelente qualidade em uma boa quantidade é importante para consolidar o território dos Vales da Uva Goethe como uma das mais autênticas Indicações Geográficas do Brasil e para animar os produtores a seguirem investindo em suas estruturas de produção no campo e na vinícola”, destacou Arcari.

A ProGoethe,  além de apresentar oficialmente os vinhos, foi agraciada com a entrega do certificado internacional do Slow Food. O representante nacional do movimento, Antonio Augusto Real, disse que a uva Goethe e o vinho Goethe são produtos que deveriam estar presentes no próximo evento internacional em Turim, na Itália. “Vamos trabalhar para levar a uva e o vinho Goethe para serem apresentados no evento mundial do Slow Food, que acontece em 2018”, adiantou.

O presidente da ProGoethe, Renato Damian, falou com entusiasmo ao receber o certificado e também a alegria de ter uma boa safra de vinho. “Esta é uma noite de realizações, brindamos a alegria de receber um certificado tão importante para a ProGoethe e também a safra de 2017, que tem tudo para entrar para a história”, salientou.

A nova safra de vinhos Goethe já está disponível no mercado para quem quiser provar e sentir as notas frutadas que lembram desde frutas cítricas, como lima e limão, até frutas silvestres, como araçá, maracujá e guabiroba, passando pelas tradicionais, como pêssego e goiaba, quase sempre presentes no aroma do vinho Goethe. As Vinícolas também estão abertas em horário comercial para degustação.

Colaboração: Vanessa Matiola/Agência Ilustre