João Lucas tem apenas três meses de vida, e desde seu nascimento luta contra um acúmulo de líquido dentro do crânio (Hidrocefalia). Luana Montegutti e Ronaldo Zilio usam a internet para arrecadar doações para o tratamento da grave doença do filho.
A hidrocefalia é o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano dentro do crânio, que leva ao inchaço cerebral. Ou seja, necessita de tratamento o quanto antes, caso contrário o paciente corre risco sério de morte.
Luana explica que para o tratamento de João Lucas é necessário uma quantia de R$ 30 mil.
O pai conta que este valor dará inicio ao tratamento, sendo importante para estabilizar o quadro de João.
A doença
No interior do cérebro existem espaços chamados de ventrículos, que são cavidades naturais que se comunicam entre si e são preenchidas pelo líquido cefalorraquidiano (LCR) ou liquor, como também é conhecido. A hidrocefalia acontece quando a quantidade desse líquido aumenta dentro do crânio. Este aumento anormal do volume de liquor dilata os ventrículos e comprime o cérebro contra os ossos do crânio, provocando uma série de sintomas que necessitam de tratamento de emergência para prevenir danos mais sérios. A hidrocefalia, muitas vezes, pode ser detectada antes mesmo do nascimento, por meio de ultrassonografias periódicas.
Relato dos pais
Somos Luana e Ronaldo, pais do João Lucas. Moramos em Criciúma/SC e estamos lutando pela vida do nosso filho. Nosso pequeno guerreiro foi diagnosticado com hidrocefalia (água na cabeça) no exame morfológico em setembro/2016, ele não iria sobreviver se não tivéssemos feito nada. Descobrimos que em São Paulo tinha uma solução. Então, em novembro/2016, realizamos uma cirurgia quando ele ainda estava na barriga, para colocação de uma válvula pra drenar toda essa água. Foram acompanhamentos semanais e viagens quinzenais de Criciúma para São Paulo até o nascimento. João Lucas nasceu dia 17/01/2017, em São Paulo, com 2370 kg e 44 cm, com 10 dias de UTI Neonatal, e enfim pode vir pra casa. Desde então fazemos acompanhamento semanal por conta da hidrocefalia. Descobrimos que ele está novamente com estenose no aqueduto (o canal responsável pela distribuição do líquido). O líquido está passando, mas não na quantidade necessária. Teremos que fazer uma neuroendoscopia no mês de Maio, que será realizada em São Paulo pelo neurocirurgião responsável pelo João Lucas desde a barriga. Esse procedimento custará R$ 30.000,00.
Doações
Banco Santander
Agência 3599
Conta 01.057371.4
CPF 051.223.519-88
Luana Pereira Montegutti
Caixa
Agência 1662
Operação 013
Conta poupança 44126-5
CPF 13080271920
João Lucas Montegutti Zilio