10ª Vindima Goethe inicia em Urussanga com a colheita simbólica

- Publicidade -

Uma colheita simbólica na propriedade da família Pignatel, em Urussanga, na manhã desta sexta-feira, dia 19, marcou a abertura da 10ª Vindima Goethe. Em clima de celebração e acolhida, autoridades, representantes do setor vitivinicultor, turistas e profissionais da imprensa participaram da ação.

“Os imigrantes italianos encontraram neste território um bom terroir e logo iniciaram o cultivo de uvas e a produção de vinhos. Regente do consulado italiano, Giuseppe Caruso Mac Donald chegou à Urussanga no século 19 e começou a ensinar técnicas agrícolas por meio de um jornal para melhorar os processos de produção. E isso contribuiu muito para a projeção da variedade Goethe que é tão singular e possui uma rica história de 120 anos coroada com uma Indicação Geográfica de Procedência (IP)”, explicou a presidente da Associação ProGoethe, Giselda Trento Mazon.

Para o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier a uva Goethe e os produtos elaborados com esta variedade são a maior referência da identidade cultural da cidade. “Sabemos da importância da Goethe para o turismo e a cultura do município e de toda a região. Nossa cidade é lembrada em todo o Brasil pelos seus vinhos. E este evento, organizado pelo Poder Público em parceria com a iniciativa privada, mostra a nossa organização em eventos e isto também atrai centenas de turistas. Estimo uma grande celebração a todos nós e que possamos viver a nossa cultura”, salientou.

O ato encerrou com a degustação de produtos feitos a base desta fruta como, por exemplo, bolo de limão com calda de uvas, pão em formato de cacho, rocambole com recheio de doce de uva, pastel recheado com geleia, entre outros itens.

PROGRAMAÇÃO

Durante todo o dia, a programação segue com a venda de artesanatos e produtos coloniais no estacionamento da rodoviária municipal até às 16 horas e a partir das 18 horas na praça central. Às 18h30min, na Igreja Matriz, uma celebração religiosa em louvor à São Vicente, padroeiro dos vitivinicultores, irá abençoar as mãos que colhem.

A partir das 20 horas, devido a instabilidade do tempo, os visitantes serão recebidos no Centro de Eventos da Igreja Matriz. No local, o público irá acompanhar a entrega do troféu “Amigos da Uva e do Vinho Goethe”, o esmagamento das uvas com os pés, apresentação da Orquestra Municipal, comercialização de pratos tradicionais, sucos, vinhos e espumantes. Na ocasião, de forma inédita, um risotto feito com espumante Goethe e uvas será distribuído aos turistas e toda a comunidade.

A programação continua nos dias 20 e 21, sábado e domingo, com atendimento nas vinícolas para degustação e comercialização dos produtos. Turistas também poderão apreciar roteiros diferenciados.

A Rádio Marconi esteve presente no ato de abertura oficial, as 09h30min, desta sexta-feira (19), na propriedade da família Pignatel. O repórter Edi Carlos conversou com alguns participantes, ouça:

Proprietário do espaço onde foi realizado o encontro, Dalísio Pignatel

 

Prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier 

 

Presidente da Pro Goethe, Giselda Trento Mazon

 

Diretor de Turismo e Cultura de Urussanga, Paulo Henrique Sávio

 

Historiador e representante da Epagri, Sérgio Roberto Maestrelli

 

Confira as imagens capturas pelo repórter Edi Carlos

Texto: Eliana Maccari/Jornalista/Comunicação ProGoethe 

Fotos: Edi Carlos (Repórter Marconi)

Áudios: Repórter Edi Carlos (Marconi)

COMPARTILHAR