Radar móvel pode entrar em operação ainda este mês

Foto: Divulgação
- Publicidade -

O local que vai receber a instalação do radar móvel meteorológico da Defesa Civil Estadual, junto ao Farol da Marinha, no Morro dos Conventos, em Araranguá, foi vistoriado na tarde dessa quinta-feira, dia 11, pelo Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Acompanhado do coordenador Regional de Defesa Civil na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, sargento BM Sebastião Antônio de Souza, e equipe técnica, o secretário avaliou in loco as obras de infraestrutura necessárias à instalação do radar móvel sul.

Segundo ele, está sendo aguardada a instalação da rede de fibra ótica, levada do centro de Araranguá até o Morro dos Conventos. “Esperamos que até o final de janeiro o radar entre em operação, levando as informações do extremo-sul ao Centro Integrado de Gerenciamento de Risco e Desastres na capital, que processará as informações junto à Epagri e Ciram, e emitirá alertas e condições meteorológicas para nosso Estado”, explica Moratelli.

Posteriormente, a equipe técnica visitou o Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil (Cigerd Araranguá), localizado no centro da cidade, no pátio do Deinfra. A estrutura modular de 150 metros quadrados conta com sala de videoconferência para a realização de reuniões e capacitações, com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, possibilitando uma melhor resposta aos cidadãos, e atenderá os 15 municípios da região do Extremo-Sul. A previsão é de inauguração no mês de fevereiro.

Colaboração: Leneza Della Krás / Comunicação ADR Araranguá

Informação do Portal Engeplus

COMPARTILHAR