Braço do Norte receberá mutirão de arborização neste sábado

O crescimento desordenado das cidades tem comprometido a qualidade de vida dos seus habitantes, com o distanciamento do homem da natureza e a ausência dela em meio à paisagem edificada. Assim, a arborização urbana é necessária e proporciona inúmeros benefícios às cidades, como ambientais, estéticos, sociais, econômicos.

Com o objetivo de garantir o equilíbrio ambiental e climático no município, a Câmara Técnica de Desenvolvimento Ambiental do programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL de Braço do Norte elaborou um projeto que fomenta a arborização na cidade.

Com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação do Meio Ambiente de Braço do Norte – Funbama, a primeira ação ocorre neste sábado (23), a partir das 8 horas, na avenida Getúlio Vargas, onde serão plantadas por volta de 150 árvores do tipo Manacá da Serra, que darão uma beleza única à avenida.

De acordo com o coordenador da câmara técnica do DEL, Elton Heidmann, esse é um projeto piloto que pretende expandir a arborização em diversas vias do município. “Ao longo dos anos, as árvores foram sendo eliminadas tornando a cidade mais quente e sem sombra. As áreas verdes serão reestruturadas e ganharão vida, seja por meio de limpeza, plantio e parceria com os moradores locais, criando uma cultura do qual todos se sintam parte do ambiente”, afirma. O coordenador convida a comunidade para participar do mutirão e auxiliar no plantio.

Para o prefeito e presidente do DEL, Beto Kuerten Marcelino, o projeto é de extrema importância para a Capital do Vale. “Braço do Norte está crescendo e é rota turística na região. A arborização das vias irá padronizar e deixar o local mais bonito, sem falar nos benefícios ambientais e climáticos. Contamos com o apoio da população para mantermos nossa cidade limpa, organizada e arborizada”, destaca. Posteriormente, outras vias receberão o mutirão de arborização no município.

Colaboração: Lysiê Santos / Comunicação ACIVALE

COMPARTILHAR