Professores conhecem novo Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Fotos: Divulgação
- Publicidade -

Os diretores e professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Siderópolis, receberam informações detalhadas sobre o novo ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), suas ações, diretrizes gerais e a formação no âmbito do Programa Novo Mais Educação. O município, que já desenvolvia o Pnaic, fez adesão ao novo sistema, que passa a abranger a alfabetização em língua portuguesa e em matemática; a realização de avaliações com foco na alfabetização e o apoio gerencial, técnico e financeiro para sua efetiva implementação. “O município fez adesão ao novo ciclo e agora vamos credenciar as escolas e os professores, para que todos possam contribuir com a alfabetização na idade certa”, afirmou a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação de Siderópolis e formadora do Pnaic, Adiles Lima.

As ações de formação tanto do Pnaic quanto do Programa Novo Mais Educação têm por objetivo garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental, além reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores. “Nossa educação está comprometida com todos os programas que representem avanços na alfabetização”, afirmou a secretária municipal de Educação, Rosângela Rossa de Souza, enquanto apresentava os formadores que vão trabalhar diretamente com os professores.

O foco das ações do Pacto serão os estudantes da pré-escola e do ensino fundamental, cabendo aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e gestores públicos uma responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da Matemática no nível recomendável para cada idade. “Uma boa educação é indispensável para o desenvolvimento das pessoas e do município. Programas que favoreçam esse avanço são sempre bem-vindos”, enfatizou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.

Colaboração: Ministério da Educação

COMPARTILHAR