Hospital São José adquire equipamento para cirurgias oncológicas

Foto: Divulgação
- Publicidade -

Por intermédio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) do Ministério da Saúde, o setor de Captação de Recursos do Hospital São José, conseguiu com o apoio das empresas tributadas pelo lucro real; adquirir recentemente um equipamento para auxiliar cirurgias oncológicas. O Gama Probe, instrumento médico que quantifica a radiação no momento do procedimento, traz um significativo avanço para a realização de cirurgias oncológicas.

“Com a utilização do equipamento, chegamos a 98% de detecção do linfonodo sentinela, que seria o primeiro gânglio a ser afetado pelo melanoma”, explica o Cirurgião oncológico Jean Silvestre.

O equipamento é composto por uma sonda que faz a contagem de radiação no ato cirúrgico, guiando o cirurgião para a exata localização de lesões e pode ser usado nos casos de melanoma principalmente, e também em casos de câncer de mama.

Atualmente cerca de 60 a 70 cirurgias oncológicas são realizadas mensalmente, apenas no Hospital São José; o número de cirurgias de câncer  vem aumentando anualmente cerca de 8%.

Colaboração: Katia Farias / Assessora de Comunicação
COMPARTILHAR