Saúde de Cocal conscientiza população sobre hepatites virais

Fotos: Divulgação
- Publicidade -

A secretaria de Saúde de Cocal do Sul intensifica neste mês, os trabalhos de conscientização referente às hepatites virais. Denominado “Julho Amarelo”, a campanha visa à prevenção e controle das hepatites virais. Esses vírus atacam o fígado, um dos maiores órgãos do corpo humano, responsável por 500 funções fundamentais.

Nesta semana, as agentes de saúde comunitária já atuam com base nas orientações repassadas sobre o manual de boas práticas aos salões de beleza e barbearias, durante encontro realizado na Câmara de Vereadores.  Durante a capacitação, foi enfatizada a importância das medidas de segurança nesses ambientes de trabalho, os tipos de hepatites e orientações sobre a vacina.  Ao final, as profissionais receberam lenços da cor amarela destacar a campanha.

Sobre Hepatites

As hepatites mais comuns são A, B e C, mas existem também as hepatites D, E e G. Cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes formas de prevenção e tratamento. A hepatite A, por exemplo, é transmitida por meio de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B e C são transmitidas no sexo sem proteção e no compartilhamento de seringas, agulhas ou qualquer outro objeto cortante e perfurante. São doenças graves que podem provocar danos irreversíveis.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Governo de Cocal do Sul

COMPARTILHAR