Prefeitura de Urussanga traz cursos técnicos para jovens e adultos

Uma das necessidades do município foi garantida durante reunião do IFSC com o prefeito Gustavo Cancellier, em Florianópolis

Fotos: Daniel Cassol / IFSC

A formação e a qualificação do jovem urussanguense é apontada como um das grandes necessidades de Urussanga. Para isso, é importante oferecer aos jovens do município a chance de se qualificar para o mercado de trabalho. Uma destas possibilidades foi concretizada com o novo acordo que garante que o município de Urussanga receba novos cursos de qualificação profissional ofertados pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A decisão foi acertada em reunião realizada na reitoria do IFSC , em Florianópolis.

Participaram da reunião o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, a reitora do IFSC, Maria Clara Schneider, a pró-reitora de Extensão, Maria Cláudia de Almeida Castro, o diretor-geral do Campus Criciúma do IFSC, Lucas Dominguini e o diretor de Agricultura de Urussanga, Marco Zanellatto.

O Campus Criciúma do IFSC oferta atualmente o curso de Introdução ao Desenvolvimento de Embalagens Plásticas em parceria com a prefeitura municipal. Durante o encontro em Florianópolis foram tratadas da oferta de novos cursos de qualificação do IFSC em Urussanga. Entre os cursos estão os de Eletricista Industrial, Torneiro Mecânico, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Representante Comercial, além de cursos de educação profissional integrados à educação de jovens e adultos (Proeja).

“Destes novos cursos que serão ofertados, o curso de Eletricista Industrial foi uma solicitação da Associação Comercial e Industrial de Urussanga (Aciu) e o de Representante Comercial uma indicação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Procuramos ouvir também a comunidade e, a partir destas necessidades apontadas, tomamos a decisão dos cursos que serão oferecidos”, enaltece o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier. “São iniciativas como esta que estimulam o prefeito e o vice a trabalhar em prol da comunidade. Estamos otimistas pela vontade demonstrada tanto pelo diretor-geral do IFSC em Criciúma, com também da reitora e pró-reitora do IFSC, de tornar a instituição uma realidade em Urussanga”, complementa Gustavo.

De acordo com o prefeito, durante a reunião, a reitora do IFSC Maria Clara Schneider fez questão de exaltar a importância da interiorização do ensino que vem sendo trabalhada pelo IFSC. “A intenção da reitora é de levar a todos os municípios a capacitação da mão de obra e Urussanga estará incluída neste projeto. Ela entende que a Capital e as grandes cidades já oferecem essa possibilidade. Por isso estão com os olhos voltados para o interior”, garante Gustavo.

Segundo Lucas Dominguini, diretor-geral do Campus Criciúma do IFSC, a consolidação da parceria pode levar à criação de um polo avançado do Campus Criciúma do IFSC em Urussanga. “Foi uma reunião produtiva em relação às perspectivas de se abrir um polo do Campus Criciúma em Urussanga. Há bastante interessante de ambas as instituições de ampliar a parceria e ofertar mais cursos”, afirma o diretor do Campus Criciúma.

Na última terça-feira, a reitora e diretores de campus do IFSC participam em Brasília da reunião do Fórum Parlamentar de Santa Catarina. A demanda da criação de um polo do IFSC em Urussanga foi levada também aos deputados e senadores catarinenses.

Colaboração: Daniel Cassol / IFSC

COMPARTILHAR