Morro da Fumaça dá início a programa antitabagismo

Fotos: Divulgação
- Publicidade -

Sob a ótica da promoção da saúde, a Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, a equipe de Estratégias de Saúde da Família (ESF), em parceria com Ministério da Saúde vem organizando grupos de Controle do Tabagismo.

O programa tem por objetivo reduzir a prevalência de fumantes e as doenças relacionadas ao consumo de derivados do tabaco.

Segundo a secretária de Saúde Sônia Rocha, este é um trabalho em conjunto de promoção à saúde dos fumacenses. “A formação de grupos terapêuticos se propões a ajudar as pessoas a parar de fumar recuperando a saúde, vivendo com mais qualidade de vida, minimizando os malefícios causados pelo tabaco. Queremos contribuir para que os participantes tenham hábitos saudáveis”, diz ela.

Os grupos estão sendo organizados na Unidade Central, no Distrito de Estação Cocal, nos Bairros Naspoline, Graziela, Valsech e Cohab. “As pessoas podem procurar por estas unidades que receberão as informações necessárias. Hoje todas as ESF estão aptas a realizarem os grupos. Cohab e Central já iniciaram o projeto, Distrito inicia na semana que vem e até o final do mês esperamos adesão nas outras unidades”, finaliza a secretária.

O vício

O tabagismo é um problema de saúde publica que afeta milhares de pessoas em todas as faixas etárias do nosso país, atingindo todas as classes sociais, sexo e religião com alto índice de morbimortalidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, 95% das mortes de câncer de pulmão 45% de todas as mortes de Câncer 75% de DPOC, 25% de doenças cardiovasculares são causados pelo cigarro.

Colaboração: Kênia Casagrande / Comunicação Governo Morro da Fumaça

COMPARTILHAR