BR-101 em obras para melhorias de pavimentação

Foto: Muriel Albonico / Dnit SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) retoma nesta segunda-feira,  dia 12, os trabalhos de melhorias no pavimento das pistas na BR-101 Sul catarinense. As atividades foram reduzidas por conta do tempo chuvoso, registrado na região litorânea nas últimas semanas, que impediu o avanço das obras. As frentes de trabalho estão alocadas no km 306 – em Bentos, Laguna, na pista de sentido Porto Alegre-Florianópolis.

A autarquia faz a remoção de camadas superficiais, danificadas pelo desgaste causado pelo crescente número de veículos em movimentação. No lugar do material escavado, nova capa asfáltica é aplicada e compactada, nivelando toda a plataforma. A retirada é feita pelo processo de fresagem, isto é, equipamento é empregado para escavar a superfície do pavimento, chegando nas camadas mais profunda e ainda intactas do asfalto.

Todo o processo de melhorias é feito diretamente sobre as pistas duplicadas da BR-101, sendo necessária a interrupção em uma das faixas de rolagem. Todo o espaço em obras está limitado pela sinalização provisória de obras, com indicação prévia de sinalizador (bandeirinha) e indicações de redução na velocidade de longo curso. Dentro do espaço de atividades, o limite de velocidade é de 60 km/h, para todos os tipos de veículos.

As operações de conservação da rodovia federal no extremo-Sul seguem em dois lotes contratados, sendo que o primeiro se estende do km 300 ao km 379,9 (Laguna a Içara) e o segundo do km 380 ao km 465 (Içara a Passo de Torres). Todas as frentes de obras terão sinalização provisória instalada, identificando os trabalhos.

Colaboração: Muriel Albonico / Dnit SC

COMPARTILHAR