Mais de 16 mil pessoas ainda não fizeram cadastramento biométrico em Urussanga

Foto: Divulgação

Após cerca de dois meses do início do cadastramento biométrico em Urussanga, apenas 2,03% dos eleitores já realizaram o serviço. De acordo com o cartório da cidade, dos 17.076 mil eleitores, apenas 346 já realizaram o cadastro.

O Chefe da 34ª Zona Eleitoral que abrange a Comarca de Urussanga, Carlos Valério Gerber Wietzikoski, explica que a biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. “Não existem duas impressões digitais iguais. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes” ressalta Wietzikoski.

 

O que é Biometria: 

 

Vantagens:

 

O não comparecimento para o cadastro:

 

Documentos necessários:

 

Tempo de atendimento:

 

Valores:

 

Morro da Fumaça

Em Morro da Fumaça, dos 12.815 eleitores, 107 fizeram a atualização do cadastro. No município, apenas 0,83% dos eleitores procuraram o cartório para registrar os dados, ou seja, 12.708 pessoas precisam atualizar as informações junto à justiça eleitoral.

Cocal do Sul

No município de Cocal do Sul, são 13.356 eleitores, do montante 146 compareceram ao cartório para realizar o cadastramento biométrico, somando 1,09% do público total.  Entre os Sul Cocalenses, 13.210 pessoas não fizeram o registro.

 

Embora não seja obrigatória ainda, a biometria deve ser implantada totalmente no país até 2021, conforme Carlos Valério. “Os eleitores podem agendar horário para atendimento. Basta acessar o site do TRE e escolher o melhor dia e horário para comparecer ao cartório. Quem fizer o agendamento tem a garantia de que será atendido no horário desejado, sem enfrentar filas”, explica o chefe do cartório.

Apoio das Prefeituras:

 

Urussanga

O Cartório Eleitoral de Urussanga abre de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e fica localizado na Rua Vidal Ramos, 149 – Centro, Urussanga – SC. O telefone para contato é o (48) 3465-3530.

 

 

 

 

COMPARTILHAR