Comunidades conhecem sistema de monitoramento de câmeras de segurança em Morro da Fumaça

Fotos: Kênia Casagrande

Em reunião realizada nesta quarta-feira (07), no Distrito de Estação Cocal, o Governo Municipal de Morro da Fumaça começou a explanar o funcionamento das câmeras de segurança na cidade.

Os moradores dos Bairros de Estação Cocal e Mina Fluorita conheceram e discutiram sobre o sistema com o prefeito Noi Coral, as polícias Civil e Militar e o responsável pela instalação das câmeras, Valmicio de Pieri da empresa VTech.

De Pieri mostrou o funcionamento dos equipamentos em alguns pontos das comunidades que funcionará durante 24 horas, inclusive, à noite com sensor infravermelho. Ele explicou como os moradores e donos de estabelecimentos podem colaborar com aquisição de novas câmeras e afirmou que o trabalho de monitoramento é para segurança da população e não multar os cidadãos.

Foram instaladas seis câmeras nos dois bairros: duas na Rodovia Genezio Mazon, uma na João de Rochi, duas na Mina Fluorita, e uma no Loteamento Madson.

O sistema será utilizado num primeiro momento apenas pela polícia e está sendo estudado um método de a comunidade participar, o cuidado segundo, o sargento Jacob é não deixar nas mãos de bandidos o acesso ao sistema. Uma sugestão dada por moradores é que o acesso fique restrito a alguns líderes dos bairros.

O responsável pela delegacia da Polícia Civil do município Carlos Eduardo Silveira orientou a população a colocar placas sinalizando que os bairros são monitorados por câmeras e assim inibir a ação de bandidos.

Trabalho em parceria

O prefeito enfatizou que mesmo com as chuvas os trabalhos estão agilizados.“Este sistema não vai resolver todos os problemas, mas vai melhorar a questão de segurança. Confiamos no trabalho das polícias e no projeto vizinho solidário”. Noi também agradeceu o empenho Vtech, da cooperativa fumacence de eletrificação (CERMOFUL), o repasse dos R$ 25 mil feito pela Câmera de Vereadores, à rádio comunitária Estação Cocal por ceder a antena, além da comunidade presente. “Precisamos de mais atitudes como esta em outras áreas e parcerias para fazer dar certo”, disse ele.

O vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo, a primeira-dama Rozelaine Maragno Coral, a Secretária do Sistema Econômico Dalvania Cardoso, o chefe do Legislativo José Carlos Bortolin, alguns vereadores e o representante do Movimento pela Paz de Estação Cocal Antonio Robson Rodrigues, também participaram da reunião juntamente com os moradores.

De acordo com a administração, assim que as câmeras estiverem funcionando em outros bairros, a população também será convidada para conhecer o sistema.

Colaboração: Governo do Município de Morro da Fumaça 

COMPARTILHAR